ENSINO FUNDAMENTAL I

Encontro com Pedro Mañas

Em 2 e 3 de outubro, escritor conversa com os alunos do 2º ciclo do Ensino Fundamental

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 4 de outubro de 2018.

O jovem e premiado escritor espanhol Pedro Mañas Romero esteve no Cervantes para conversar com os alunos do 4º ano sobre o livro Princesas dragón: el misterio del huevo dorado e com os alunos de 5º ano sobre Una terrible palabra de nueve letras.

Nos encontros o simpático autor contou aos alunos sua trajetória como escritor, a qual, segundo ele, começou na infância com a paixão pela leitura.

No dia 2 de outubro, no encontro com os alunos do 4º ano, ele falou sobre sua motivação para escrever a série Princesas Dragón, que já possui oito livros. Mañas detalhou para os alunos as características das princesas criadas por ele, antagônicas à ideia convencional das histórias de contos de fadas. Ele explicou que, quando começou a escrever a série, queria demonstrar nas personagens que o verdadeiro valor de uma princesa está na inteligência, valentia e honestidade, pois uma princesa é a filha de um rei e, por isso, pressupõe-se que irá liderar um povo.

O autor comentou que a ilustradora Luján Fernández também quis, na produção das personagens, fugir dos padrões de beleza e estereótipos convencionais implicados nas princesas da maioria das histórias infantis.

No dia 3 de outubro, foi a vez do 5º ano tentar descobrir a terrível palavra de nove letras, mistério principal da obra lida por eles. Na história Una terrible palabra de nueve letras, uma boneca que fala está com defeito e pronuncia um palavrão, que não é mencionado em todo o livro, deixando a cargo da imaginação dos alunos.

Durante o encontro, Mañas também dissertou sobre a concepção das personagens, reforçando que todas as pessoas agem como fruto das circunstâncias do meio em que vivem. Ele ressaltou que a ideia do livro é mostrar que a linguagem, as palavras e a forma como nos expressamos diz muito mais sobre o que somos do que aquilo que temos.

Pedro Mañas nasceu em Madrid, em 1981. É licenciado em Filologia Inglesa pela Universidade Autónoma de Madrid, onde, em 2004, ganhou o primeiro prêmio no Concurso de Breves Narrativas. A obra Klaus Nowak, limpiador de alcantarillas, editada por Anaya, é sua primeira incursão no campo da literatura infantil. Com ela, ele ganhou o primeiro prêmio na XXVI Competição Narrativa Infantil da Vila d’Ibi em 2007. Em 2008, o editor Everest lhe concedeu seu XII Prêmio de Literatura Infantil Leer es Vivir graças ao romance Los O.T.R.O.S. (Sociedade Secreta), traduzido para o chinês, português, francês, alemão e turco. Entre outros prêmios, em 2012, ele recebeu o III Prêmio de Literatura Infantil Ciudad de Málaga por Una terrible palabra de nueve letras. Mais recentemente, seu trabalho La vida secreta de Rebecca Paradise recebeu o XXXVII prêmio El Barco de Vapor, concedido pelo grupo SM em 2015.