INSTITUCIONAL

Acesso às universidades espanholas
Em 25 de setembro, famílias e convidados participaram de reunião explicativa

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 27 de setembro de 2019.

A reunião sobre o ensino superior na Espanha foi conduzida por Maria Cibele Pellizzari Alonso, Relações Acadêmicas Internacionais, responsável pelas orientações sobre acesso às universidades espanholas e internacionais.

Cibele explicou que as vantagens de estudar na Espanha englobam múltiplos fatores: excelente qualidade de ensino, boa estrutura das universidades, abertura e facilidades para estudantes estrangeiros, familiaridade com o idioma e, consequentemente, o natural aprimoramento no terceiro idioma mais falado no mundo.

Cibele também destacou o custo-benefício em termos financeiros, pelo fato de as universidades da Espanha terem taxas de matrícula mais acessíveis em relação a outros países da Europa e à América do Norte. Outra vantagem é a unificação do currículo das universidades da União Europeia, assinado no tratado de Bolonha, que facilita a mobilidade entre os países, assim como o reconhecimento no mercado de trabalho em toda a Europa.

Sobre as formas de ingresso, Cibele explicou que é possível realizar todo o processo, da avaliação à matrícula, aqui no Colégio. As provas são realizadas em junho ou setembro, após o término do Ensino Médio. Em alguns casos, dependendo da universidade ou do curso, as médias do 2º e 3º anos do Ensino Médio são o suficiente, não sendo necessária a realização de uma prova. A maioria dos alunos que concluem o Programa do Diploma IB também não precisa fazer a prova.

Ao final, Cibele se colocou à disposição para atender às famílias que necessitem de mais informações.