ENSINO FUNDAMENTAL  1º ANO

Viagem de cores

Por: Claudia Gamella e Luciana Calegari

Emocionadas e imersas nas histórias das crianças do 1º ano, alunos do Colégio Miguel de Cervantes, vivemos intensamente ao lado delas o Recital de 2023, intitulado Un Viaje De Colores. Esse evento anual expressa da forma mais genuína e verdadeira toda a experiência estética vivida no palco, onde as diferentes linguagens artísticas se encontram, se complementam e dialogam com o ser e o estar na infância.

Nas noites dos dias 28 e 29 de novembro, as crianças encantaram a plateia com cantigas da cultura popular brasileira, poesia do repertório da infância, canções em espanhol e inglês, além de sequências rítmicas nos instrumentos de percussão.

O teatro se iluminou quando as crianças entraram pelo fundo, cantando e brincando ao som do acordeon e acompanhadas por movimentos específicos ao entoarem os versos “Eu vou pegar o trem e você vai também”.

Embaladas por O trenzinho do caipira, composição de Heitor Villa-Lobos executada pelas crianças com flautas de êmbolo, sinos, caja china, triângulos e paus de rumba, as famílias foram convidadas para embarcarem na viagem da nossa história, que partiu de quem somos, de nossas casas, da nossa escola e do nosso planeta Terra. Assim, a narrativa passa a se entrelaçar com poesia, canções e brincadeiras musicadas, proporcionando aos presentes o desfrute dessa jornada, que também lhes pertence.

Com a bagagem repleta de aprendizados, sonhos, esperanças, amizades, parcerias e muitos momentos vividos juntos, os estudantes saudaram a plateia com um caloroso Hola, ¿cómo estás?, entoando a canção e tocando a melodia e ostinatos nos xilofones.

O mundo é o nosso lugar de dança, brincadeira e convivência, onde ouvir e respeitar diferentes opiniões e pontos de vista é parte integrante da jornada. Aprendemos nessas relações. Foi nesse momento que as crianças recitaram o poema Diversidade, de Tatiana Belinky, ressaltando a importância de celebrar a pluralidade.

A narrativa foi sendo tecida de modo que pudéssemos refletir sobre nossas próprias vivências ao longo do caminho, no qual sempre é possível encontrar pessoas de diferentes lugares e povos, que nos tocam. Isso torna nossa vida ainda mais plural e colorida. Partindo de vivências como o Bate o monjolo, Essa criança que está na roda, a canção dos povos fulni-ô Lá Kuke Á e a saudação africana Funga Aláfia, as crianças iniciaram essa experiência rica e diversa.

A jornada foi especial e, por meio dela, mostramos as possibilidades de enxergar o outro e o nosso mundo de forma única e prazerosa. Sabemos que o caminho continua e, juntos, poderemos escrever novas histórias, apreciando e respeitando a beleza do nosso entorno.

Finalizando a apresentação, a plateia foi convidada para apreciar o nosso próximo destino. Ele passava pelos trilhos de jardins floridos, ao som de Rosa amarela, de Heitor Villa-Lobos.

Envolvidos pelo sentido da celebração de um ciclo que termina, a primeira infância, a plateia uniu-se às crianças e aos educadores para cantar O trem das onze, de Adoniran Barbosa.

Ao final, as famílias foram convidadas para apreciarem as obras que compunham a 2ª Mostra deArte do nosso recital, a qual complementava a narrativa trazendo, harmoniosamente, a alegria e as cores da infância com obras tridimensionais de autorretratos feitas em barro, fotografias das crianças e dos detalhes grandes e pequenos dos espaços habitados, instalações interativas, desenhos em carvão, entre outros. As obras estavam envoltas com chitas e tecidos de algodão, nos quais as flores e suas cores ganham vida e inebriam os olhares, suscitando os afetos.

Terminamos agradecidas por embarcarem conosco em nossa “Viagem de cores”. Esperamos que tenha sido uma jornada única e intensa para todos.