EDUCAÇÃO INFANTIL

Volta às aulas na Educação Infantil e 1º ano do Fundamental
A parceria entre escola e família facilita o processo de adaptação

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 2 de fevereiro de 2018.

A volta às aulas é sempre um misto de emoções. Para os pequenos que iniciam a vida escolar, os primeiros dias na escola são fundamentais para o desenvolvimento da confiança e da relação afetiva entre a escola e o aluno.

Para receber os pequenos, a equipe pedagógica do Colégio Miguel de Cervantes prepara um ambiente acolhedor e estratégias para que a criança se sinta segura, feliz e acolhida. Os cuidados vão desde a concepção dos horários de adaptação, pensados para que todos possam receber a atenção devida de toda a equipe de apoio psicopedagógico, até a ambientação das salas e preparação de atividades de reconhecimento do ambiente.

A escola também trabalha em parceria com as famílias, orientando os pais sobre como agir perante a separação, que aflige algumas crianças.

As dicas são simples e colaboram muito para o bem-estar dos pequenos:

  • Respeitar o tempo de cada criança, aceitando que cada uma tem características individuais.
  • Transmitir à criança segurança. Afinal, se você escolheu essa escola para seu filho é porque acredita e confia nela. É importante transmitir isso a todo momento, com tranquilidade e por meio de pequenos gestos, por exemplo, se despedindo da criança com otimismo.
  • ​Se necessário, é importante que o responsável, de preferência pai ou mãe, fique na escola enquanto a criança está no processo de adaptação.

Para Daniela Cotti Borba Galhera, orientadora da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, o sucesso do processo está na parceria entre escola e família. “Acreditamos que muitos pais e mães não percebem como algumas ações simples podem facilitar o processo de adaptação. Para que todos passem com serenidade por esse momento, nos colocamos à disposição para dúvidas e para orientar a melhor forma de agir. É importante reconhecer que nenhuma criança é igual à outra, nenhum filho é igual ao outro e que cada um tem o seu tempo”, comenta Daniela.