ENSINO FUNDAMENTAL I

Trajetória da Astronomia
Alunos do 5º ano participam de aula com professores do Ensino Médio

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 5 de março de 2020.

A milenar ciência foi pauta de uma aula instigante preparada pelos professores de Física, Andreza Fernanda Concheti, Talita Raquel Luz Romero e Thiago Augusto Cardoso. A pedido da professora de Ciências em Espanhol, Lucinda Gisondi, os professores desvelaram a trajetória da Astronomia desde a Antiguidade até os dias de hoje.

O assunto, que geralmente desperta muito o interesse dos alunos (assim como já ocorria entre os povos antigos), foi introduzido e contextualizado para o início da unidade temática sobre a Terra e o Universo: “Objetos do conhecimento. Constelações e mapas celestes”.

Os professores falaram sobre os primórdios da Astronomia e seu desenvolvimento pelos povos da Antiguidade, bem como de suas vertentes e campos de pesquisa atuais. Eles também abordaram suas aplicações na agricultura, navegação e comunicação, sua exploração e sua evolução até a contemporaneidade. Além disso, destacaram as principais personalidades na área, pesquisadores e cientistas, e suas contribuições no decorrer dos tempos.

O saber astronômico atualmente permeia as áreas de Física, Biologia, Química e Geografia e é um dos conteúdos que estimulam a curiosidade para a pesquisa, a leitura e o conhecimento de mundo. A experiência de proporcionar o encontro com professores especializados colabora ainda mais para que os alunos se envolvam com o tema.