ENSINO FUNDAMENTAL I

Visita à Praça Vinicius de Moraes

Atividade combinou observações do espaço público, piquenique e brincadeiras

Por: Matheus Kruger Crivelari I 2 de agosto de 2022.

As turmas de 3° ano do Ensino Fundamental tiveram, no dia 23 de junho, uma manhã diferente das usuais. Como complemento do trabalho realizado com o livro As descobertas de Paulinho na metrópole, de Marina Franco, e dos questionamentos levantados sobre espaços públicos nas aulas de Geografia, os alunos visitaram a Praça Vinícius de Moraes.

O trajeto até a praça já foi repleto de observações e reflexões. As crianças foram instigadas a desenvolver um olhar crítico sobre os espaços públicos para que, quando retornassem à sala de aula, pudessem elaborar ideias além das comuns e superficiais. Os jovens discutiram a respeito da infraestrutura das ruas, se havia latas de lixo e placas de trânsito, por exemplo, e quem são os responsáveis por cuidar daqueles espaços.

Ao chegarem à praça, os alunos aprenderam a diferença entre pichação e grafite e como esses elementos inserem-se no conceito de espaço público. Também notaram lixo em lugares inadequados, percebendo a importância de cada um fazer sua parte. Logo após tais observações, estenderam suas cangas e desfrutaram o piquenique. Ao final, puderam aproveitar a praça e brincar à vontade.