INSTITUCIONAL

FEIRA DE UNIVERSIDADES PARA QUEM QUER ESTUDAR NO EXTERIOR

O Colégio Miguel de Cervantes sediou, em 31 de agosto, a Feira de Universidades. O evento reuniu 88 instituições de ensino estrangeiras, entre universidades, empresas de intercâmbio, escolas de idiomas e consultorias, além de 18 universidades e faculdades brasileiras. Aberta ao público externo, a Feira teve a finalidade de ser uma oportunidade de jovens do Ensino Médio ou do Fundamental e suas famílias se informarem e tirarem dúvidas sobre a decisão de estudar no exterior. Conforme define a coordenadora de Orientação Acadêmica Internacional do Colégio, Maria Cibele González Alonso, estudar no exterior “é um projeto de vida que desenvolve as competências e habilidades dos jovens e que pode ser amadurecido a partir do momento em que todos os envolvidos podem conhecer muitas opções de cursos de diferentes escolas e culturas do mundo todo”.

Compareceram à Feira de Universidades instituições de ensino de destinos muito procurados, como Estados Unidos, Austrália, Espanha, Reino Unido, Canadá, Itália, Portugal, Irlanda, Alemanha e França, além de outros menos conhecidos desses jovens, como Japão, Suíça, Holanda, Hungria, Suécia, Turquia, Hong Kong, Singapura, Finlândia e Malásia.

Em paralelo à Feira, ocorreram palestras sobre os programas educacionais de cada país com informações sobre o processo de seleção, documentos necessários, custos com o curso e a moradia, possibilidades de bolsas, localização geográfica e principais características de cada lugar. Participaram dessas palestras representantes do governo ou das principais universidades da Alemanha, Austrália, França, Suécia, Estados Unidos, Hungria, Irlanda, Portugal, Espanha e Reino Unido.

No encerramento da Feira, alguns ex-alunos do Colégio Miguel de Cervantes, Luisa Sturlini, Sofia Sturlini, Mariana Haddad, Jorge Suplicy, Rafael Alonso e Mariana Zago, os quais estão estudando no exterior, em universidades espanholas localizadas em Madrid e Valência, conversaram com o público. Eles ofereceram dicas e esclareceram dúvidas sobre como escolher as provas para o processo de seleção, como resolver a questão de moradia e como funcionam seus cursos específicos e as universidades espanholas. A atividade lotou a sala 13 do prédio do Ensino Médio, e os ex-alunos responderam a muitas perguntas do público, formado por estudantes e pais que estavam ávidos por informações.