ENSINO FUNDAMENTAL I

Dinosaur Fossils
Atividade reúne pesquisa, exploração e criatividade

Por: Prof. Debora Regina C. Barreto de Moraes | 3 de novembro de 2021.

Ao longo do semestre, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental estudaram, nas aulas de inglês, as partes do corpo humano e de diferentes animais. Ao observar “Gerald”, a girafa protagonista da leitura compartilhada Giraffes Can’t Dance, os alunos notaram curiosas semelhanças com antigos dinossauros herbívoros: um rabo, quatro pernas e um pescoço comprido. Com base nessas experiências, exploraram diferentes dinossauros, conduzidos pelas brincadeiras dos personagens no material didático First Explorers e também pelos conhecimentos compartilhados por alunos que gostam do tema.

Durante a Hispanidad, os alunos pesquisaram alguns animais pré-históricos, observando suas características físicas. Aproveitando a temática de exploração e descoberta de registros históricos, como aqueles encontrados nas paredes da Caverna de Altamira, que nos permitiram conhecer alguns dos animais que viveram na época, resolvemos colocar a mão na massa e fazer nossos próprios fósseis de dinossauros, inspirados por aqueles que estão preservados em museus* e que nos permitem conhecer esses imensos animais extintos há milhões de anos.

Por meio da compreensão de que um fóssil pode ser desde a marca de uma pegada até um osso ou um esqueleto inteiro, os alunos fizeram fósseis em miniatura. Argila foi utilizada como solo, já o gesso representou os restos de dinossauros extintos. Foi uma vivência interessante cobrir os fósseis com elementos da natureza e, então, brincar de explorar e encontrar dinossauros, observando as características de cada um e compartilhando um pouco sobre suas descobertas com os colegas.

O produto final (fóssil) e a produção oral/escrita foram compartilhados neste Padlet**: https://padlet.com/TE_CMC/qncyaraucf829dv6

Criado com o Padlet

 

*Museus como: http://www.samrohn.com/360-panorama/museum-of-natural-history-new-york-city/ (na segunda imagem interativa, da Theodore Roosevelt Rotunda, há a exposição virtual dos dinossauros em 360º)

**O Padlet é uma ferramenta que permite criar quadros virtuais para organizar a rotina de trabalho, estudos ou de projetos pessoais.