CERVANTES SOLIDÁRIO

Cervantes Solidário – Coordenação 2022

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 5 de dezembro de 2022

Foto: Matheus Kruger Crivelari

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Colégio Miguel de Cervantes dá as boas-vindas à nova coordenadora do Programa Social Cervantes Solidário, Ana Paula Gama de Oliveira.

Ana Paula assumiu a coordenação a partir de novembro deste ano. Formada em Administração de Empresas e Matemática e pós-graduada em Gestão do Desenvolvimento Local e Gestão Integrada de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social, ela veio somar ao programa do Colégio seu conhecimento relativo ao Marco Regulatório do Terceiro Setor (MROSC) e sua experiência com projetos sociais em grandes empresas privadas e organizações da sociedade civil.

Além disso, Ana tem experiência em startups de impacto social, atuando em diversos temas, como estratégia de investimentos social privado, economia circular, gestão de projetos, diversidade, equidade e inclusão, trabalho em rede, fortalecimento e blindagem da imagem da instituição, gestão de pessoas, processos financeiros e administrativos, incentivos fiscais, marketing relacionado à causa, criação de plano estratégico, monitoramento e avaliação de impacto, indicadores, enfim, todo o escopo de desenvolvimento institucional da organização.

Para ela, sua missão no Colégio é, além de dar continuidade aos projetos existentes, engajar a comunidade escolar nos projetos oferecidos e desenvolvidos pelo programa, construindo planos de curto, médio e longo prazo que tenham como maior objetivo costurar uma estratégia de investimento social privado que esteja alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e ao conceito de filantropia estratégica.

Por meio dessa modalidade de filantropia, além de olharmos para os atendidos nos projetos, observaremos também o desenvolvimento institucional das organizações parceiras, principalmente no que tange aos temas da ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) e da EDS (Educação para o Desenvolvimento Sustentável),  fomentada pela UNESCO, podendo, ao longo do tempo, medir o impacto social promovido pelo Cervantes por meio da criação e monitoramento de indicadores de resultados e impacto.

 Outro desafio é criar espaço para que as famílias dos nossos alunos possam se engajar nos projetos, principalmente no voluntariado pontual e pro bono, além de oferecer um canal de escuta ativa e de trocas de ideias, de forma propositiva.

Ana Paula acredita que o desenho do plano estratégico para o Programa Cervantes Solidário contribuirá ainda mais para a missão do Colégio Miguel de Cervantes, que é formar pessoas felizes e responsáveis, com sólidos conhecimentos e valores, e que possam ser agentes de transformação social.

O programa social do Colégio Miguel de Cervantes apoia organizações da sociedade civil e escolas do nosso entorno, levando a crianças e adolescentes cultura, esporte, literatura, jogos, brincadeiras, contações de história, musicalização, proficiência em língua espanhola, disciplina, foco e criatividade, tendo como base o olhar para a cidadania, a socioemocionalidade e a sustentabilidade.