ENSINO MÉDIO – Programa do Diploma IB

Visita ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais

Em 5 de maio, alunos do Programa de Diploma do Ensino Médio estiveram no centro

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 26 de maio de 2017.

Os alunos do Programa de Diploma IB, acompanhados pelos professores Andreza Fernanda Concheti e Joan Joseo Miró Ortega, estiveram no CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais. O centro, situado em Campinas, é uma organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável pela gestão dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), de Biociências (LNBio), de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e de Nanotecnologia (LNNano).

A visita faz parte do plano de desenvolvimento do Projeto do Grupo de Ciências do Programa do Diploma do Bachillerato Internacional, IB. Para o projeto, os alunos desenvolveram um trabalho prévio de pesquisa sobre os laboratórios LNLS, responsável pela operação da única fonte de luz síncrotron da América Latina, e CTBE, voltado à pesquisa e à inovação de nível internacional na área de biomassa direcionada à produção de energia.

A pesquisa teve como foco as implicações ambientais, sociais e éticas da ciência e da tecnologia, assim como as limitações do estudo científico. Em grupos mistos entre as turmas, os alunos elaboraram perguntas e um cronograma de trabalho. Durante a visita, Gustavo Moreno, responsável pela visita monitorada no CPEM, explicou o funcionamento dos processos de geração de luz síncrotron e as possibilidades de estudos científicos por meio dessa geração em grandes universidades ou empresas privadas.

Gustavo explicou também como funcionará o Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, que está em fase final de construção. O Sirius será a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no país e é planejada para colocar o Brasil na liderança mundial de produção de luz síncrotron.

Outro tópico abordado pelo monitor foi a produção do etanol de segunda geração e as dificuldades em transpor as tecnologias desenvolvidas no laboratório para uma produção em larga escala. Segundo ele, o problema é explorado pelo CTBE por meio de uma planta piloto com uma “usina em miniatura” dentro do CNPEM.

Após a visita, os alunos realizarão as próximas etapas do projeto, que terá como objetivo final a divulgação dos aprendizados adquiridos para a comunidade. 

Saiba mais em: http://cnpem.br/