ENSINO FUNDAMENTAL I

Sessão de contos etiológicos na biblioteca do Cervantes
No dia 5 de fevereiro, os alunos do 5º ano tiveram uma aula diferente no espaço infantojuvenil da biblioteca

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 5 de fevereiro de 2019.

Inaugurando o novo espaço infantojuvenil da biblioteca do Colégio Miguel de Cervantes, os alunos do 5º ano participaram de uma sessão sobre contos etiológicos com as bibliotecárias Rosana Francioli e Nayabe Rodrigues.

Na sessão, as bibliotecárias explicaram a definição e a origem desse tipo de conto e apresentaram aos alunos algumas das obras disponíveis para empréstimo na biblioteca, como A Iara e outros contos recontados por Walcyr Carrasco, Contos e lendas da Amazônia, de Reginaldo Prandi, entre outros. Elas também apresentaram a biografia do autor Luís Câmara Cascudo, referência nacional, com mais de 150 livros publicados.

Para sensibilizar os alunos sobre o tema, as bibliotecárias utilizaram um recurso de apoio para professores chamado Livro-caixa, que funciona por meio das cartas. A partir das cartas “a caixa mágica de perguntas para crianças”, os alunos interagiam sorteando um tema que era o disparador para um conto.

Além da atividade prevista no planejamento de Língua Portuguesa, os alunos foram apresentados ao novo espaço, que conta com acervo próprio para idade deles, catálogo atualizado e estrutura aconchegante para estimular ainda mais o interesse pela leitura.