EDUCAÇÃO INFANTIL

Infantil II visita Cia dos Bichos

No mês do folclore, os alunos aprendem sobre a cultura popular brasileira, que atravessa gerações

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 27 de agosto de 2018.

Para dar continuidade aos trabalhos relacionados ao folclore brasileiro, a equipe de professoras do Infantil II propôs, em 23 de agosto, a saída pedagógica à Cia dos Bichos.

Sensibilizadas sobre o tema, as crianças vivenciam, por meio de brincadeiras e dramatizações das lendas e das danças, o que há de mais rico em nosso folclore.

Durante as atividades programadas, os alunos encontraram criaturas mágicas, como o Saci e o Curupira, além de terem recebido ensinamentos sobre cidadania e respeito à natureza.

Acompanhadas dos monitores, as crianças participaram de brincadeiras populares, como amarelinha e cavalinho de pau, sempre ao som de cantigas folclóricas. Com trajes coloridos e típicos, acompanharam animadas o Boi Bonito, dançaram ao som do frevo e fizeram folia com os bonecões gigantes.

Em contato com a natureza, os alunos observaram de perto animais como cabras, avestruzes, patos, porcos, ovelhas, entre outros que vivem na fazendinha da Cia dos Bichos.

Para a professora Cláudia Funcia de Azeredo Silva, do Infantil IIB, a saída enaltece o tema trabalhado durante todo o mês. “Os alunos têm aqui a oportunidade de vivenciar de forma mais lúdica tudo que nós trabalhamos em sala. Eles chegam já conhecendo as personagens, as músicas e as brincadeiras. A vivência com os colegas fora do ambiente escolar propõe um outro significado e complementa a experiência deles em relação ao folclore”, comenta Cláudia.