ENSINO MÉDIO – PROGRAMA DO DIPLOMA IB

Miguel MUN

Por: Camila Paranhos e Ivana Soto

O Miguel MUN (Model United Nations) foi um projeto fundado no começo de 2019 pelas alunas Camila Paranhos, Ivana Soto, Natalia Rocha e Giulianna Fontana, do 2°C, com o objetivo de promover simulações do modelo ONU e trazer diplomacia e consenso para a vida dos estudantes do Colégio Miguel de Cervantes. O projeto teve um grande incentivo por parte de Rocío de Simón, professora e coordenadora de CAS. As alunas fundadoras do projeto têm experiência com fóruns externos, entre eles o SPMUN, o Fórum FAAP e WIMUN, este último sediado na Assembleia das Nações Unidas, em Nova York. Essas foram, portanto, importantes motivações para a criação do projeto.

No final de 2018, a ideia surgiu como um espaço de divulgação de fóruns de discussão estudantil externos para estimular a participação dos alunos. Sua criação, no entanto, foi vista como uma oportunidade de promover o debate por representação de países de uma forma mais ativa. Dessa forma, os debates começaram a ser realizados a cada 15 dias, com um comitê e tema pré-determinados, assim como a representação de determinado país por cada pessoa que demonstrou interesse em participar. Em cada sessão, todos discutem uma questão de relevância internacional representando a opinião de seu país a respeito dela e escrevem uma proposta de resolução. Para cada debate também é preparado um guia de estudos, o qual conta com um contexto geral do comitê, do tema e do posicionamento de cada nação, porém é recomendado que os participantes também façam uma pesquisa própria mais profunda. Até o momento, os principais comitês e seus respectivos temas trabalhados foram: combate à corrupção (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes), caso da Amazônia (Grupo dos G-20), combate à proliferação de armas nucleares no mundo (Conselho de Segurança) e medidas para a diminuição da emissão de CO2 na atmosfera (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). A todo momento, são estimuladas as habilidades de liderança, trabalho em equipe, articulação da fala, argumentação, pensamento global e crítico, ademais da exposição de soluções efetivas para as problemáticas em pauta. 

O Miguel MUN se estende a todos os alunos do ensino médio e ao nono ano do ensino fundamental e é um ótimo ambiente para aqueles que têm interesse em seguir uma carreira relacionada a relações internacionais, direito ou simplesmente querem exercitar a capacidade de argumentação e de falar em público. Além do mais, o Miguel MUN terá um comitê histórico da Liga das Nações na Simulação Interna do Cervantes (SICE), que ocorrerá entre os dias 09 e 11 de dezembro de 2019, no Colégio Miguel de Cervantes. Em tal comitê, voltado exclusivamente ao público do 9° ano, serão debatidos o avanço e a ameaça da Alemanha e Itália no período Pré-Segunda Guerra Mundial.

“Eu quero seguir carreira em Relações Internacionais e criar um projeto tão maravilhoso quanto esse para poder dividir minhas experiências em discussões modelo ONU. Foi muito gratificante. O Miguel MUN acabou se tornando muito importante para mim e fico feliz em saber que muitas pessoas aderiram à ideia.” Camila Paranhos 2°C (fundadora) 

“Antes de criar esse projeto com as meninas, eu já tinha ido a duas outras simulações e sempre era uma coisa muito divertida, além de poder conhecer outras pessoas. Isso foi o que me incentivou a participar do Miguel MUN. É um sentimento incrível poder fazer parte disso e ainda acabar aprendendo muito sobre conflitos e temas bastante atuais!” Giulianna Fontana 2°C (fundadora) 

“Tenho muito orgulho de tudo que conquistamos desde o começo do projeto. Soubemos superar os diferentes desafios que surgiram, o que não poderia ser diferente com a equipe maravilhosa que compõe o Miguel MUN. Também fico extremamente feliz com o engajamento apresentado especialmente pelos alunos do 9° ano. Acredito que ultrapassamos o debate; geramos indivíduos agentes e com uma visão diferenciada para os problemas globais.” Ivana Soto 2°C (fundadora) 

“Em minha opinião, as melhores coisas do projeto são a visão e a mentalidade globais criadas por meio debates. Cidadãos globais são gerados a cada reflexão e argumento apresentados. Com certeza geramos empatia e apresentamos a perspectiva dos líderes mundiais. Sou muito grata por participar desse projeto incrível!” Natalia Rocha 2°C (fundadora) 

“Eu achei uma grande oportunidade, principalmente para nós, alunos do 9º ano, termos contato com as experiências de debate e o conteúdo que elas abrangem. Gostei muito da maneira como o debate é feito, dos tópicos, da organização na hora do evento e na preparação antes do debate, para contextualizar a situação e opinião dos países/organizações frente às situações.” Tomás Canto 9°C (participante) 

“Para mim, o Miguel MUN é muito mais que um projeto. É um lugar para conhecer mais sobre o mundo e, acima de tudo, conhecer a nós mesmos. Participando de várias sessões, pude perceber o quão gratificante é fazer parte desse grupo. Posso afirmar que desenvolvi minhas habilidades de debate e comunicação, além de conhecer muito mais sobre assuntos que estão vigentes na atualidade, muito importantes e que devem ser debatidos. O Miguel MUN oferece aos participantes uma experiência em um universo de possibilidades no presente e no futuro. Gostaria de parabenizar a comissão do projeto pela dedicação e pelo empenho de fornecer tudo de melhor aos participantes.” Alice Godinho 2°C (participante)