CERVANTES SOLIDÁRIO

Cervantes Solidário 10 anos: Uma trajetória de trabalho e transformação social
Há uma década, o projeto colabora na formação de crianças e jovens

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 06 de dezembro de 2019.

O Projeto Social Cervantes Solidário, por meio do acesso à cultura, lazer, educação, arte e entretenimento, dedica-se à missão de levar esperança e apresentar novas perspectivas a crianças em situação de vulnerabilidade social. Sob a coordenação da assistente social Regina Elisa Bueno Galvão, o projeto apresenta um trabalho consistente e essencial à filosofia humanista do Colégio Miguel de Cervantes.

Ao longo desses 10 anos, o Cervantes Solidário conta com a dedicação de colaboradores que tornam possíveis suas ações e empreitadas. Profissionais dedicados ministram aulas de musicalização, dança espanhola, língua espanhola, esporte e reforço escolar em entidades parceiras, como CCA Lar Jesus Maria José, EMEF Profº Alípio Correa Neto, EMEI Profº Antônio Carlos Pacheco, CCA São Mateus, Hospital Infantil Darcy Vargas e CCA Caritas Santa Suzana. Aproximadamente 1400 crianças e adolescentes são atendidos anualmente pelo projeto, que aposta no desenvolvimento da dignidade, das aspirações e das capacidades desses jovens.

Cervantes Solidário na Comunidade Cervantina

Além das aulas e cursos regulares, o Cervantes Solidário desenvolve inúmeras ações e campanhas na comunidade escolar, com a colaboração das equipes pedagógicas e das famílias de alunos do Cervantes. Durante o ano, as campanhas de arrecadação de brinquedos, agasalhos, alimentos, e produtos de higiene e limpeza não apenas estimulam a sociabilização e cooperação, como também despertam a consciência sobre a necessidade de atuação solidária. O projeto também atua dando todo o suporte necessário para as parcerias, como o auxílio à manutenção de suas dependências e a doação de materiais.

Dentre as muitas atividades e intervenções, realizadas pelo Cervantes Solidário, destacam-se os trabalhos desenvolvidos no Hospital Infantil Darcy Vargas, como o projeto TOCA (Tocar, Ouvir, Cantar e Amar), que leva alegria e lazer por meio da música para as crianças internadas e suas famílias. Outra atuação acontece na tradicional Festa da Alegria, que conta com a participação de alunos e professores do Colégio.

Torneios, olimpíadas e festivais são alguns dos eventos em que o grupo de esportes do Cervantes Solidário participa. Entre eles destacam-se o Torneio Esportivo Infantojuvenil, as Olimpíadas do Projeto Esporte Talento, que acontecem em parceria com a CEPEUSP, e o Circuito Esportivo Solidário, idealizado em parceria com as instituições Colmeia, Gol de Letra e PRODHE.

Por meio da dança espanhola, meninas e meninos têm a possibilidade de desenvolver a expressão, fortalecer a autoestima e consolidar valores importantes para seu desenvolvimento emocional, como disciplina, respeito, colaboração e persistência.

Além disso, os cursos de espanhol, oferecidos para alunos da rede pública de ensino, são ministrados nas próprias instalações do Colégio, onde, anualmente, são atendidos aproximadamente 120 alunos, que podem usufruir da infraestrutura e professores do Cervantes.

Incluir as crianças do projeto nas programações do Colégio Miguel de Cervantes é mais uma maneira de engajá-las e valorizá-las. Dessa forma, são oportunizadas participações e apresentações nos principais eventos do Colégio, como na Mostra de Arte e Música, no Projeto Aventureiro Especial, no Cervantes Sustentável, na Festa Junina, nas Cervantíadas, na Hispanidad e na Feira do Livro.

Fazer parte do Cervantes Solidário é construir uma trajetória

Todas as atividades realizadas e experiências oferecidas durante esses anos são motivos de orgulho para o Colégio Miguel de Cervantes e para a equipe do Cervantes Solidário, que espera continuar fazendo parte da história de muitas crianças e adolescentes.

 

Um exemplo, é a história do Henrique de Paula Oliveira Silva, que conheceu o projeto aos 11 anos e nele descobriu uma nova perspectiva de futuro. Muito engajado nos esportes e apaixonado por basquete, ele participou de diversos campeonatos. Henrique coleciona muitos títulos, como Ouro em 2013 e 2014, nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo – Centro Oeste, o 1º lugar em 2011, 2012 e 2014, no OLIPET (Olimpíadas do Projeto Esporte Talento), o 3° lugar em 2014 e 2015, no Torneio Alphaville Tênis Clube, entre outros.

Hoje, aos 21 anos, prestes a se formar em Educação Física, de aluno, Henrique passou a integrar a equipe de auxiliares de ensino do time de esportes, servindo de inspiração aos demais alunos do projeto e da própria comunidade onde reside.

Conheça a equipe do Cervantes Solidário

Coordenadora do Projeto: Regina Elisa Bueno Galvão (desde 2008)
Apoio Administrativo: Andréa Barão de Abreu (2016)
Professores: Alexandra Onias (Arte Educação, desde 2013); Alexandra Sin Maciel (Curso de Espanhol, 2015); Digemison Portela Fonseca da Silva (Musicalização, 2009); Henrique de Paula Oliveira Silva (Assistente de Classe, 2017); Jonatas Lima Cerqueira (Esportes, 2009); Laureana Rosario de La Iglesias Alonso (Dança Flamenca, 2013).