CERVANTES SOLIDÁRIO

Cervantes Solidário usa smartphones para compartilhar conteúdo com seus alunos
A iniciativa, que começou em 1º de abril, foi aprovada pelos alunos e responsáveis

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 6 de abril de 2020.

Adaptar-se a uma nova rotina de ensino a distância não é fácil. Estipular horários, adequar-se às plataformas. Todos nós, alunos, familiares e professores, sabemos quantos desafios enfrentamos a cada dia para nos adequar a um momento inusitado, no qual muitas vidas dependem de nossa permanência em casa.

Contudo, quando olhamos pela perspectiva de que temos ferramentas tecnológicas, espaço e apoio familiar, sabemos que o desafio é difícil, mas possível.

Como podemos, então, encarar uma realidade em que nem tudo isso está disponível?
Com essa indagação, a equipe do Cervantes Solidário, coordenada pelo professor Luciano Onça, foi buscar alternativas possíveis para dar continuidade ao trabalho que desenvolve. Para quem não sabe, o Cervantes Solidário oferece cursos de espanhol, aulas de música, literatura, teatro, esportes e reforço escolar a crianças e jovens das comunidades do Jd. Jaqueline e Jd. Taboão, em parceria com escolas e outras entidades.

Tendo em vista que o único recurso disponível para a maior parte desse público seria o smartphone de seus responsáveis, a equipe desenvolveu vídeos com jogos e brincadeiras simples e adaptadas para espaços restritos, fichas e músicas para o estudo de espanhol e contações de histórias musicadas.

Todo o material é enviado por aplicativo de mensagem instantânea aos responsáveis, que o disponibilizam e acompanham seus filhos. Para esses jovens, que na maioria das vezes não têm acesso à educação a distância e precisam ficar em isolamento, a proposta foi muito bem recebida e tem representado uma comunicação importante e significativa. Os principais objetivos são manter o contato dos estudantes com textos literários, atividades físicas e musicais, além do vínculo entre educadores e alunos.

Os autores das histórias narradas autorizaram os vídeos. A autora Susana Ventura compartilhou em sua página do Facebook uma das histórias e parabenizou a iniciativa. “Há dois dias, o professor Luciano Onça me escreveu aqui pelo Facebook com a ideia maravilhosa de, com o pessoal do Colégio Miguel de Cervantes/Cervantes Solidário, gravar algumas histórias de um livro que para mim é especial: A Kantuta Tricolor e outras histórias da Bolívia. O escrevi com Bernardita Uhart para a Editora Volta e Meia, de Rosa Maria Zuccherato e Guilherme Z. Reis. Claro que achei a ideia super bonita e hoje o Luciano me contou que os áudios são mandados pelo WhatsApp para uma porção de gente que está em casa com crianças e que acha a experiência bem legal. Está sendo muito bom poder ajudar com o meu ofício!”. https://www.facebook.com/susana.ventura.73/posts/10216797686681307

Conheça alguns dos conteúdos desenvolvidos pelo Cervantes Solidário.

Conto: Os três amigos músicos
Livro: A Kantuta Tricolor e outras histórias da Bolívia
,

de Susana Ventura e Bernardita Uhart.

A árvore de Tamoramu.
Adaptação de Eder Camargo de história tradicional Tikuna.
https://www.youtube.com/watch?v=SDQHoOfNIWs

Conto: O Tambor Africano
Livro: O Tambor Africano e outros contos dos países africanos de língua portuguesa,
de Susana Ventura.
https://www.youtube.com/watch?v=ElfT-xvDNXE

Jogos e brincadeiras:
https://www.youtube.com/watch?v=u0k6b-z1xgk

https://www.youtube.com/watch?v=2TRlS5dEG48

https://www.youtube.com/watch?v=-UNCYKbndjY&feature=youtu.be

Produção dos vídeos: Fabio Altafim