ENSINO FUNDAMENTAL I
Uso da tecnologia com foco em História
As atividades visam promover a criatividade e o uso de habilidades socioemocionais
Por: Deborah Cristina Navarro Ferrari | 6 de junho de 2023.
Com o objetivo de compartilhar o conhecimento construído sobre a Pré-História, nossos alunos do 5º ano participaram de um projeto de criação de um curta-metragem, atividade que envolveu desde o planejamento e criação do cenário até a comunicação dos conceitos aprendidos, valendo-se dos aplicativos Stop Motion* e i-Movie.
Para que fosse possível realizar esse trabalho, as atividades foram desenvolvidas em várias etapas. Inicialmente, houve um aprofundamento do conhecimento sobre os períodos pré-históricos. Em um segundo momento, de extrema importância, foram organizados grupos de trabalho com base em habilidades de tecnologia, planejamento, conhecimento aprofundado dos períodos, artes, interação social e criatividade.
A construção do cenário, dando continuidade ao projeto, exigiu planejamento, discussão e organização, a fim de selecionar os elementos de cada período, a cronologia e os materiais necessários. O encontro com o professor William Gerson Rosa, de Artes e do Itinerário Formativo de Comunicação Social e Atualidades, no auditório, incentivou todos os estudantes a colocarem a mão na massa para realizar a gravação e a edição com os aplicativos. Tendo como princípio não apenas o conhecimento adquirido, mas também a participação do aluno e o desenvolvimento de habilidades ao lado de seus parceiros, nossas expectativas de aprendizagem foram superadas.
Confira os trabalhos:
*Em tradução literal para o português, a expressão Stop Motion significa “movimento parado”. A técnica consiste em fotografar um objeto várias vezes, em diferentes posições, criando um efeito de movimento e animação.