ENSINO FUNDAMENTAL I

Retratos das janelas – impressões de cidades
Trabalho apresenta perspectivas pessoais por meio da expressão imagética e escrita

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 4 de agosto de 2020.

“O que é maior?
 O mundo fora da janela
 Ou dentro delas?”  – Marina Assencio de Costa Araujo, do 5º ano B

Conforme as propostas previstas nas habilidades da BNCC das áreas de ciências humanas de Geografia e de História, os alunos dos 5º anos criaram uma galeria de arte com imagens retratadas das janelas de suas casas e frases poéticas refletindo a respeito do momento sob uma ótica pessoal em relação ao cotidiano.

Eles observaram pela janela a paisagem em cada período do dia e elegeram um momento para retratar, captando as imagens por câmera fotográfica, tablet ou smartphone. Em seguida, escreveram uma legenda poética sobre sentimentos, expectativas e reflexões relacionadas com o momento de afastamento social.

No último encontro on-line do 1º semestre, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar aos professores e colegas suas impressões das cidades. Nesse momento, eles puderam mostrar a fotografia, compartilhar a música mais ouvida durante o período de isolamento e declamar a frase de autoria.

O resultado desse trabalho delicado e envolvente foi a construção de uma galeria virtual por meio da ferramenta Padlet, que permite a criação de um mural ou quadro virtual dinâmico e interativo para registrar, guardar e partilhar conteúdo.

Apreciem a Galeria de Arte:
https://padlet.com/pollyannacardoso/4xmdsdixma5hduzv