ENSINO MÉDIO
Almoço dos Povos
Simulação pedagógica com o Ensino Médio promove reflexões sobre o mapa mundial da fome
Por: Ruan Santos | 11 de agosto de 2025
Uma simulação pedagógica focada no mapa da fome e na distribuição de alimentos pelo mundo promoveu uma vivência de reflexão ativa entre as turmas do 2º ano do Ensino Médio. Com ênfase nas desigualdades que assolam os países nos quesitos de nutrição e acesso à comida, a encenação propôs uma investigação acerca do dilema mundial que sustenta escassez, desperdício e concentração desigual de recursos nas diferentes partes do mundo.
A atividade, intitulada ‘Almoço dos Povos’, foi realizada na quinta-feira, 7 de agosto, e propôs reflexões, por meio de um contexto educativo, sobre a fome e a escassez que afligem as nações de maneira desproporcional. A ação, conduzida pelas organizações Banco de Alimentos, Arsenal da Esperança e Projeto Inteligência Social, ocorreu em parceria com o Cervantes Solidário e sob orientação da professora Samira Diniz, de Língua e Literatura Espanhola.
Na proposta do exercício, os alunos receberam cédulas de identidade que, de forma randômica e proporcional à divisão da população mundial, atribuíam a eles uma determinada nacionalidade. Após a classificação, os estudantes que receberam as cédulas de países ricos foram convidados a sentar-se à mesa e, simbolizando a concentração de recursos, foram servidos em abundância.
Após o término da refeição, os alimentos que sobraram foram figurativamente descartados e, na sequência, foi servida a refeição à parcela maior de pessoas que não estiveram à mesa. Simbolizando desta vez a escassez e a falta de acesso a alimentos, as bandejas foram passadas apenas em algumas regiões do círculo, representando, de forma metafórica, o alcance da comida em países periféricos e pobres. Por fim, foi aberto um momento de reflexão e discernimento para os alunos avaliarem o que fazer com as sobras de alimentos, e então iniciou-se a partilha da comida entre todos.
A vivência ‘Almoço dos Povos’ teve como objetivo estimular o pensamento crítico, trabalhar valores humanos, como a empatia, e despertar a atitude solidária com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Ao apresentar uma problemática social por meio dos dados, da encenação e da reflexão ativa, a ação trouxe um panorama do impacto da fome em escala global que, muitas vezes, passa despercebido por quem já tem o acesso garantido aos recursos.
- Por: Marina Savioli
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