ENSINO MÉDIO

Concurso Travessia da FEI
Alunos do Ensino Médio participaram do desafio

 Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 2 de outubro 2019.

Em 18 e 19 de setembro, os alunos Felipe Pinto Ortiz de Camargo, Luca de Almeida Pisano, Pedro Bueno Feltrin e Luis Felipe Porro participaram do tradicional concurso de construção de pontes de palito da FEI – Faculdade de Engenharia Industrial. A atividade foi proposta e orientada pelos professores Miguel Luís Folchetti Filho e Patrícia Aparecida Campos.

O desafio, que neste ano cumpre a marca de 11 edições, propõe a construção de uma ponte utilizando apenas palitos de sorvete e cola. Neste ano os competidores tiveram que construir uma ponte em arco. Os objetivos da competição contemplam o desenvolvimento do raciocínio e do trabalho em equipe.

Leia os depoimentos dos alunos sobre a experiência:

Felipe Camargo: Participar do concurso Travessia FEI foi uma experiência realmente única e instigante. Apesar de o objetivo ter sido construir uma ponte de palitos, tivemos que pesquisar mais a fundo conceitos de engenharia e técnicas de montagem para a competição. Por meio desse concurso, pude me expor a novos conhecimentos relativos à engenharia civil e participar, junto a várias outras escolas, de um evento bastante divertido e desafiador.

Luca Pisano: Minha experiência participando do concurso de ponte de palitos na FEI foi muito boa em vários aspectos. Primeiro porque pude aprender um pouco sobre engenharia e alguns de seus conceitos, como distribuição de peso e a importância de treliças. De uma perspectiva mais individual, achei uma experiência muito divertida, na qual pude, em conjunto com meus amigos, participar de um projeto interessante e cheio de desafios.

Luís Felipe Porro: Gostei muito de ter participado do projeto das pontes de palito, que me ensinou diversas lições. Em primeiro lugar, ao longo de todo o processo de idealização da ponte, aprendi a expressar melhor meus planos e a receber críticas. Além disso, também entendi a importância de saber promover minhas ideias. Ao longo das sessões de montagem dos protótipos, percebi o quão importante é a especialização dos membros. No início, tentávamos fazer tudo e não conseguíamos sair do lugar; somente quando definimos papéis individuais conseguimos progredir. Por fim, o dia da competição me ensinou muito. Obviamente, mesmo com treino, nem tudo correu exatamente como o previsto e, para isso, tivemos que desenvolver a capacidade de trabalhar sob pressão e encontrar soluções criativas em pouco tempo. No geral, foi uma experiência muito proveitosa e gratificante.

Pedro Feltrim: A competição de pontes de palito da FEI me ofereceu uma experiência extremamente interessante. Primeiramente, eu e minha equipe tivemos que analisar e criar uma maneira de construir uma ponte que conseguisse se sustentar. Em segundo lugar, tivemos que aprender a utilizar os palitos a nosso favor, colá-los em formatos complexos. Não era fácil. Em terceiro lugar, tivemos que treinar o suficiente para conseguir construir a ponte em quatro horas, lidando com a pressão do momento e enfrentando as adversidades que encontramos na competição (coisas que deram errado e simplesmente não podíamos ter evitado etc). No final das contas, o resultado que nossa ponte teve foi um simples adicional desse agregado de novas experiências que vivi nesse evento. Com certeza valeu a pena participar e, mais do que tudo, eu me diverti.