INSTITUCIONAL

João Carlos Martins e Orquestra Bachiana no Cervantes

Mais de 500 pessoas assistiram ao espetáculo no teatro do Colégio

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 07 de novembro de 2018.

Para celebrar seu 40º aniversário, o Colégio Miguel de Cervantes recebeu, em 6 de novembro, o maestro João Carlos Martins e a Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi- SP em um concerto comemorativo.

Para abrir o evento, a diretora-geral, Lourdes Ballesteros Martín, agradeceu a presença dos membros da Associação Colégio Espanhol de São Paulo, destacando a presença do cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Ángel Vázquez Díaz De Tuesta, do conselheiro de educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Pedro Cortegoso Fernández, do diretor do Instituto Cervantes, Juan Carlos Vidal, e da chefa do Conselho de Emprego e Seguridade Social da Embaixada da Espanha no Brasil, Ana Maria Serrano. Lourdes também agradeceu a presença de outros representantes da coletividade espanhola em São Paulo, como da Câmara do Comércio, e das corporações Arteris, Santander e Fundação Telefônica Vivo. Por fim, prestou um agradecimento especialmente aos alunos, familiares e colaboradores.

Na sequência, Lourdes fez um resumo da história do Colégio, partindo de sua fundação até a primeira promoção dos alunos do Programa do Diploma do IB. Confira o discurso na íntegra, no arquivo anexo.

Após os discurso da diretora, foi apresentado o filme Sangue, suor e música, que conta a trajetória de luta e superação do pianista e maestro João Carlos Martins. Considerado um gênio do piano, com apenas 18 anos, o maestro era reconhecido mundialmente, levando o nome do Brasil a vários continentes. Atualmente, com 78 anos, dirige a Orquestra Bachiana e o projeto social Fundação Bachiana, que desenvolve atividades de formação musical e cultural para centenas de crianças. 

Na programação, o repertório, assinado pelo maestro, contemplou composições de Bach, Beethoven, Lennon & McCartney, Freddie Mercury, Astor Piazzolla, entre outras.

A cada belíssima execução, João Carlos Martins, com simpatia e humor, interagia com o público, contando anedotas e recordações de sua brilhante carreira. Em meio às diversas surpresas que apresentou no repertório, o grande destaque da noite foi Jean William, o jovem tenor descoberto por ele. Jean presenteou a todos com sua voz encantadora e impecável em canções como Nessun Dorma, ária do último ato da ópera Turandot criada em 1926 por Giacomo Puccini, Con te partirò, de Francesco Sartori e Lucio Quarantotto,  conhecida na voz de Andrea Boccelli, Granada, de Agustín Lara, No puede ser, de Pablo Sorozábal, e Trem das Onze, de Adoniran Barbosa, uma homenagem especial do maestro ao Colégio.

Ao final do espetáculo, a comunidade cervantina foi convidada para brindar os 40 anos do Colégio Miguel de Cervantes em um coquetel.

Leia o discurso na íntegra: Discurso Concierto 40 anos

Foi simplesmente incrível! Estou extasiada até agora! De alma leve! Foi Sensacional! Fantástico! De onde estava sentada, podia ver a orquestra e todos os professores. De lá, era possível observá-los se deixando levar por uma leveza sublime. Olhares compenetrados e sempre um leve sorriso estampado no rostinho de cada um… Muitos estavam emocionados, assim como eu. Parabéns a todos os envolvidos na escolha do programa do concerto! A história de superação e persistência em continuar, independente das surpresas e desafios da vida, faz todo o sentido nos dias atuais, quando desistir acaba sendo o caminho mais rápido. Que venham mais 40 anos com toda essa garra do Colégio em querer sempre fazer o melhor. Agradeço ao Colégio por proporcionar uma noite agradabilíssima. Essa noite foi extraordinariamente linda!”
Lucimar Aragão

“Queria parabenizar a escola pelo lindo evento de 40 anos! Temos muito orgulho de ter nossos filhos em uma escola que incentiva tanto a cultura!”
Mônica Dale

“Quero agradecer a todo Colégio Miguel de Cervantes pelo presente sensacional que recebemos hoje! Foi uma noite para lembrar pela vida inteira… Muito obrigada, de verdade!”
Camila Dall’Olio