ENSINO FUNDAMENTAL I

II Feira de Ciências do 5º ano do Fundamental

Evento interno sensibiliza alunos para a pesquisa e o trabalho em grupo

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 03 de dezembro de 2018.

No dia 30 de novembro, os alunos do 5º ano realizaram a II Feira de Ciências Interna. Tendo como mote os temas energia e corpo humano, os alunos demonstraram, no decorrer da manhã, o conhecimento adquirido durante as aulas de ciência ao longo do ano.

A atividade tem como objetivos despertar a curiosidade científica, estimular a formulação de hipóteses com base na observação de fenômenos, contextualizar os conteúdos trabalhados em aula e desenvolver a expressão oral e escrita.

Por meio das propostas das professoras, os alunos, em grupo, criaram ou pesquisaram experimentos que pudessem ser reproduzidos por eles, objetivando comprovar suas hipóteses. Muito além dos objetivos pedagógicos, a Feira instiga nos alunos a criatividade para resolver problemas que comprometam o resultado das experiências. Habilidades relacionadas ao trabalho em grupo, como organização, planejamento e liderança, também são exercitadas durante todo o processo.

Slime Magnético, Caixa de Ilusões, Bússola Improvisada, Sistema Digestivo, Funcionamento do Sistema Circulatório, Vulcões e Energia, entre outras, foram algumas das experiências apresentadas aos professores, funcionários e alunos do 4º ano.

Nas apresentações os integrantes do grupo explicavam aos interessados sobre os conceitos, os materiais utilizados e, em alguns casos, a aplicação da experiência na vida cotidiana. Os alunos do 4º ano participaram ativamente, passando por todas as bancas, observando atentamente as experiências e esclarecendo dúvidas, o que provavelmente os ajudará a preparar a sua Feira no próximo ano.