ENSINO MÉDIO

O Colégio Miguel de Cervantes na YALE MODEL United Nations
Alunos participam da conferência internacional

Por: Eliane Cristine Giordano | 27 de fevereiro de 2018.

No mês de janeiro de 2018, dez alunos do Ensino Médio do Colégio Miguel de Cervantes participaram, pela primeira vez, da YALE MODEL United Nations na universidade americana de mesmo nome, na cidade de New Haven, em Connecticut. A atividade teve por objetivo a participação de jovens em discussões de importância no cenário mundial representando os países que lhe foram designados, Suécia, Mali e Cuba, sendo este o único comitê  em  Língua Espanhola.

A iniciativa da participação na conferência internacional surgiu do desejo dos alunos após a participação em fóruns de debates como o FORUM FAAP e o SPMUN, realizados em 2017. O Colégio apoiou a ideia e viabilizou a viagem rumo à YALE MODEL.

Foram várias as etapas para a concretização desse desejo, desde a escolha dos comitês de discussão e avaliação da língua inglesa até o preparo de documentos a serem submetidos à mesa responsável pela mediação das discussões.

O caráter educativo dessa atividade reforça a preocupação do Colégio em proporcionar a seus alunos a oportunidade de entrar em contato com estudantes do mundo inteiro, com o objetivo comum de discutir problemas mundiais.

Além das discussões, o grupo ainda pôde passear por Nova York e visitar a sede da Organização das Nações Unidas, indo ao encontro às expectativas dos alunos em conhecer a sede.

Os alunos voltaram empolgados com a experiência e com muitas ideias para uma nova participação.

No dia 27 de fevereiro, os jovens compartilharam suas experiências em um café da manhã com as diretoras, a equipe pedagógica e os organizadores da viagem do Colégio Miguel de Cervantes. No encontro, eles descreveram a interação com os grupos na conferência destacando o aprendizado sobre novas culturas e a possibilidade de uma situação real de comunicação no idioma inglês.

Participantes e seus respectivos comitês e países:
João  Gorski – HR council (Human  Rights) / Sweden; Camila Labate – Un Women (United  Nations) / Sweden; Patrick Peebles – SCSD (Special Committee on Sustainable Development) / Sweden; Murilo Dorión – Castro Cabinet / Cuba; Isadora Armond – Unicef (United Nations Children’s Fund) / Sweden; Isabella Baxter – IAEA (International Atomic Energy Agency) / Sweden;  Guilherme Arashiro – Unesco (United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization)/ Sweden; Helena Cardoso – Unicef/ Mali; Tabatha Mota – UNHCR  (Un High Comissioner For  Refugees) / Sweden; Livia  do Amaral – Legal (This committee will discuss prostitution) / Sweden.