ENSINO FUNDAMENTAL I

Visita do atleta André Almeida Marques
Em 5 de agosto, atleta fala sobre a paraciclismo e o uso de handbikes

Para: Tatiana Maria de Paula Silva | 06 de agosto de 2019.

Dando continuidade ao projeto Inspirando Gerações, proposto pelo professor Daniel Mendes, da disciplina de Educação Física, os alunos do 5º do Ensino Fundamental receberam o atleta paraolímpico André Almeida Marques para um bate-papo e uma vivência em uma handbike. Foi uma verdadeira aula de superação e valorização do esporte.

Durante o encontro, André conversou com os alunos a respeito de sua experiência após o acidente que o tornou paraplégico e sobre como o superou, se adaptando a novas rotinas para continuar a praticar esporte. Para ele, o maior desafio da prática do ciclismo paraolímpico é o desenvolvimento da força e resistência nos membros superiores.

O atleta explicou que a handbike ou handcycle é um tipo de bicicleta adaptada às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Semelhante a uma bicicleta tradicional do tipo reclinada, tem como diferenças fundamentais a estrutura de três rodas e a posição dos pedais. O atleta trouxe um modelo e todos os alunos que quiseram puderam experimentar a experiência de pedalar uma handbike.