INSTITUCIONAL

PISA (Programme for International Student Assessment)
Palestra com Tue Halgreen

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 7 de novembro de 2019.

No dia 6 de novembro, o Colégio Miguel de Cervantes recebeu o analista do Departamento de Educação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Tue Halgreen, que veio conversar com os professores do Colégio e professores convidados sobre o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).

O diretor de ensino do Cervantes, Moisés Domingues, deu as boas-vindas aos professores presentes e ressaltou a importância de encontros como esse para pensar a qualidade da educação do ponto de vista nacional.

No bate-papo, Tue apresentou o PISA como um programa de avaliação que identifica sistemas educacionais de qualidade, objetivando compreender quais são as suas características para alcançar esses resultados.

Para obter essa “radiografia” dos sistemas educacionais, é realizada a mesma avaliação em todos os países, em alunos de 15 anos. A prova mede o conhecimento em leitura, matemática e ciências.

Durante o encontro, Tue apresentou gráficos e estudos realizados entre os países que participam do PISA, dando ênfase aos indicadores da América Latina. Com base nesse material, é possível estabelecer as relações entre organização, políticas públicas, recursos e tempo de permanência dos jovens na escola com o desempenho na avaliação. Ele também demonstrou um panorama comparativo entre as escolas públicas e particulares.

O palestrante expôs que, além das habilidades mensuradas pelo PISA, atualmente, o programa identificou a importância de ampliar a avaliação para habilidades mais complexas, por exemplo, o conhecimento em língua estrangeira. Ele afirma que o programa pretende aprimorar a avaliação e que algumas mudanças já devem constar nas avaliações de 2024.

Ao final do encontro, os participantes puderam esclarecer as suas dúvidas e, por meio das repostas, reflexões e aprendizados foram consolidados.

*Tue Halgreen é analista sênior do Departamento de Educação da OCDE, (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.) Desde 2017, coordena o desenvolvimento do PISA, a maior avaliação de estudantes do mundo, da qual participam mais de 80 países. A equipe liderada por Tue desenvolveu as estruturas conceituais da avaliação, supervisiona os contratantes internacionais e prepara as estratégias futuras e o desenvolvimento da avaliação. Durante seu período na OCDE e no PISA, Tue participou de vários fóruns educacionais divulgando as conclusões do PISA e como essa avaliação contribui para a mudança das políticas educacionais dos países e para a melhoria dos sistemas.

PISA_CMC_OCDE