EXTRACURRICULARES

1° Festival Cultural de Música e Teatro

No dia 2 de dezembro, alunos montaram espetáculo com teatro e música, emocionando a todos

Por: Lucas de Almeida Prado Freitas | 5 de dezembro de 2023.

Neste sábado (2), familiares e convidados puderam participar de uma tarde cheia de atuação e música com o 1° Festival Cultural de Música e Teatro dos Cursos Extras do Colégio Miguel de Cervantes.

O festival se iniciou com a peça Terquídia e a Flor da Vida, uma livre adaptação do livro homônimo de Paulo Blumen realizada pela professora Carolina Soledad com os alunos do 4° e 5° anos. O enredo conta a história de um renomado botânico que, com sua esposa, filhos e as famílias de sua equipe, vai atrás da misteriosa Flor da Vida no coração da Amazônia. Não demora muito para que as crianças se tornem as protagonistas da história, descobrindo o mundo mágico de Terquídea em meio a muitas aventuras.

No primeiro intervalo, foram iniciadas as apresentações musicais. Nossos alunos se posicionaram nos microfones e, munidos de diversos instrumentos musicais, interpretaram as canções Refazenda, de Gilberto Gil, e Anunciação, de Alceu Valença. Foi uma bela homenagem a esses dois ícones da cultura brasileira.

Em seguida, se iniciou a segunda peça, intitulada E aí?, criação coletiva da professora Carolina Soledad com as alunas do 2° e 3° anos. A história se passa em 2050, quando um grupo de seres mágicos pede ajuda aos poucos sobreviventes da Terra para reconstruir o mundo. Na narrativa, o planeta está a ponto de deixar de existir por conta das ações humanas destrutivas. O enredo propicia importantes reflexões sobre a nossa responsabilidade em preservar o meio ambiente para que possamos salvar o planeta e viver em harmonia com a natureza.

Em seguida, no segundo intervalo, tivemos uma volta aos anos 70 e à black music, com nossos alunos vestidos a caráter interpretando as músicas Sossego, de Tim Maia, We Will Rock You, do Queen, e I Feel Good (Me Siento Bien), de James Brown. A apresentação dessa última canção consistiu em uma adaptação em espanhol cantada lindamente por nossos alunos. Todas as apresentações musicais tiveram a professora Mara Nascimento como orientadora.

Para finalizar o espetáculo, tivemos a última peça, intitulada Montagem. Trata-se de uma criação coletiva do professor Luiz Eduardo Frin com alunos do 6° e 7° anos. Nela, nossos alunos levaram ao público pequenas histórias da vida cotidiana por meio de cenas repletas de humor e emoção, extraindo várias risadas da plateia.