EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I

Celebração do Carnaval 2024

Desfile de Carnaval do Colégio teve direito a fantasias, música, dança e muita diversão

Por: Lucas de Almeida Prado Freitas I 9 de fevereiro de 2024.

O Carnaval é uma das manifestações culturais mais tradicionais de nosso país. Marcada por uma pluralidade de elementos, essa festa tipicamente brasileira nos oferece a oportunidade de trabalhar, tanto dentro quanto fora da sala de aula, muitos temas diferentes com nossos alunos do Infantil e do Ensino Fundamental do 1º ciclo.

O professor Digemilson Portela, do Cervantes Solidário, instigou os alunos do 1º ano a identificarem os sons produzidos por “instrumentos” feitos de material reciclável, além de montarem os seus próprios. Com essa atividade, eles puderam aguçar seus sentidos e estimular a expressão corporal de forma leve e alegre.

Todas essas atividades chegaram ao final na sexta-feira (9/2), dia em que as crianças desfilaram com as suas fantasias no tradicional baile de Carnaval do Colégio e puderam cantar, dançar e se divertir muito com seus colegas e professores ao som de marchinhas e canções infantis.

Luciana Calegari, da Educação Infantil, Cássia Bernardino, do 1º ciclo do Ensino Fundamental, e as professoras de música acreditam que as atividades são um marco importante para os trabalhos relacionados à cultura e ao folclore brasileiro. “Continuamos a valorizar e acolher nossas crianças, imergindo juntos na vibrante manifestação cultural brasileira. Nesse desfile colorido, seguimos em cortejo com amigos e professores, expressando-nos por meio de instrumentos percussivos e marchinhas animadas. Trata-se de uma experiência que vai além da diversão, proporcionando um aprendizado valioso da nossa história e impulsionando o desenvolvimento cognitivo, social e imaginativo. Vale destacar a virada da bateria, as brincadeiras animadas e a alegria contagiante das crianças, que se dividiram por todos os cantos do Colégio”, concluíram as professoras.

Explorar os aspectos do Carnaval com nossos alunos não é apenas importante pela tradição, mas também por toda a criatividade e diversidade envolvida nessa festa. Apresentar esses valores para nossos alunos é ensiná-los sobre a história do nosso país e sobre toda a riqueza cultural que ele carrega.