Extracurriculares

Quixotes Solidários visitam Asilo Lar Abrigo – Comunidade Novo Pentecostes
Alunos passam a tarde com as senhoras da instituição em momentos de alegria e troca de experiências

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 8 de março de 2018.

No dia 7 de março, os alunos do curso de educação para o voluntariado do Colégio Miguel de Cervantes estiveram no Asilo Lar Abrigo – Comunidade Novo Pentecostes. A casa, que atualmente abriga onze senhoras, foi fundada há 20 anos e sobrevive de doações da iniciativa privada e de voluntários.

A visita foi motivada pela iniciativa do grupo, composto por 23 alunos, com base no levantamento de expectativas das atividades para 2018. Durante os primeiros encontros, as educadoras Alexandra Onias e Marisol Lage propuseram a reflexão sobre o voluntariado e levantaram os principais temas de preferência dos alunos. Ao final, os alunos elegeram a temática da questão do idoso no Brasil como trabalho a ser desenvolvido neste semestre.

Após a primeira etapa, que consistiu em pesquisa e reflexão sobre o tema, os alunos foram conhecer e visitar o Asilo Lar Abrigo. Em uma tarde de aprendizado mútuo e convivência com as idosas, os alunos conversaram e tomaram um lanche, carinhosamente levado por eles, com as senhoras. A visita proporcionou momentos de alegria e troca de experiências.

A coordenadora do lar, Helena Naorny, conta que no princípio havia uma equipe grande que colaborava para a manutenção e coordenação, mas que atualmente a casa é de responsabilidade dela e de mais duas pessoas da Comunidade Novo Pentecostes. A casa também conta com duas funcionárias, uma cozinheira e uma enfermeira, e com voluntários que oferecem serviço de fisioterapia, arte, recreação, acompanhamento médico, entre outros.

Para Helena, a vinda dos alunos é extremamente revigorante, pois quebra a rotina das internadas e promove bem-estar e interação entre de todos.