EDUCAÇÃO INFANTIL

A arte de Miró no Infantil I
Alunos visitam sala de arte do Ensino Fundamental II para atividade sobre o artista

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 9 de abril de 2018.

Para iniciar os estudos sobre o artista catalão e representante do movimento surrealista Joan Miró, os alunos do Infantil I visitaram a sala de artes do Ensino Fundamental II para uma interação. Na visita a professora de artes Renara Toscani, do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, interpretou a pintora Frida Kahlo e mostrou aos alunos obras sobre Miró.

A personagem Frida falou sobre o surrealismo e seu significado, além de apresentar aos alunos a diferença entre pintura e gravura.

Durante a visita, com olhos bem atentos, as crianças interagiram com a personagem e com as obras do artista, relacionando as imagens às réplicas instaladas no parque e no cluster do Infantil.

Ao final da atividade, os alunos receberam de “Frida” uma lembrança com fragmentos das obras de Miró e a proposta para um desafio: descobrir mais referências das obras do artista no espaço da Educação Infantil.

Para as professoras Clei Aparecida Gil Muner Ferreira e Márcia Magali Almeida a atividade, por seu caráter lúdico atendeu aos objetivos do planejamento de arte, que contempla a utilização das diversas formas de representação e expressão para evocar situações, ações, desejos e sentimentos reais ou imaginários. Além disso, objetiva-se também apresentar às crianças algumas técnicas e recursos básicos das distintas formas de representação e expressão, visando a aumentar as possibilidades comunicativas dos alunos.