ENSINO FUNDAMENTAL II

Física e sua aplicação nos esportes

Experimento com os alunos proporciona a observação da grandeza vetorial força em atividade física.

Por: José Roberto Moreno de Souza Junior | 3 de abril de 2024

Será que existe alguma ligação entre a Física e os esportes? É possível usar essa ciência exata a seu favor nas práticas esportivas? No dia 26 de março, David Leandro Palomino e Carolina Marques Nogueira, professores de Ciência do Colégio, deixaram essas questões em evidência por meio de um interessante experimento envolvendo os efeitos da força sobre um corpo. A atividade foi realizada com as turmas do 7º ano.

Para a realização do experimento, os estudantes se separaram em grupos. Fazendo uso de uma bola de vôlei e de um vetor representado por uma seta, eles dimensionaram a direção, sentido e intensidade com que a esfera deveria ser arremessada por seus colegas. Recorrendo ao que foi constatado, os alunos fizeram a observação da trajetória do objeto sob ação dessa grandeza.

Após o exercício, o professor David deu uma explicação elucidativa aos alunos acerca da força, de sua interação com a gravidade e de sua capacidade de modificar o estado de movimento de um corpo. A exposição colaborou para que os estudantes tirassem mais conclusões a respeito da aplicação do experimento e sua relação com esportes cujas práticas envolvem arremessos, passes, lances etc.