INSTITUCIONAL

D. Quixote de La Mancha pelas mãos de Canato

No ano de seu aniversário de 40 anos, o Colégio Miguel de Cervantes recebe o artista Cláudio Canato para a realização de uma grande obra no foyer do teatro

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 7 de maio abril de 2018.

Com 45m2, a ampla parede receberá das mãos do pintor um painel com aproximadamente 13 cenas da obra D. Quixote, cuidadosamente pensadas para abrigarem referências de grandes artistas espanhóis.

Não é difícil reconhecer entre as imagens que retratam as cenas da obra de Miguel de Cervantes fragmentos de grandes obras da pintura clássica e moderna. Ao todo, dez artistas são homenageados no painel, nove deles espanhóis. São eles: El Greco, Francisco de Zurbarán, Pablo Picasso, Velázquez, Salvador Dalí, Goya, Miró, Bartolomé Esteban Murillo, Subirachs e Tiziano Vecellio, único italiano, mas que pintou a maior parte de suas obras na Espanha.

Canato estima 18 meses para finalizar o painel, que foi iniciado em 14 de março deste ano. Durante o trabalho, o artista recebe quase diariamente as turmas de alunos do Colégio para conversar sobre seu processo de criação e execução da obra.

O Colégio Miguel de Cervantes convida toda a comunidade para acompanhar, durante os próximos meses, o desenvolvimento da obra que, segundo Canato, é até agora o maior e mais instigante painel feito por ele.