INSTITUCIONAL

Semana da União Europeia no Colégio Miguel de Cervantes
De 6 a 10 de maio, atividades pedagógicas e culturais celebram o Dia da União Europeia

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 9 de maio de 2019.

Durante a semana de celebração da União Europeia, os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio foram convidados a aprender e a refletir sobre a data que representa a paz e a unidade do continente e comemora a declaração Schuman, que foi o primeiro passo na integração europeia.

A Biblioteca do Colégio elaborou uma série de atividades, como o painel temático, exposto desde o dia 15 de abril, com informações e curiosidades sobre a União Europeia. A programação contou com sessões de leitura para os alunos do 2º e 3º anos de contos dos países membros da UE, como: A mulher do pescador (Alemanha); Adeus, pãozinho (Espanha); A porta do coração (Finlândia); O príncipe adormecido (Grécia); Jamie Freel & a dublinense (Irlanda); O lobo! O lobo! (Itália); A história sem fim (Reino Unido); A raposa manca (República Theca) e A cabra e os três cabritos (Romênia). No horário dos parques, os alunos dos 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental puderam participar do quiz online Saber mais Europa”, com 14 perguntas, e, de acordo com a pontuação, concorrer a um sorteio de livros.

Em sala de aula, os alunos do Ensino Médio, nas aulas de Espanhol e Cultura Espanhola, participaram de debates e quizes sobre a origem e os princípios que regem a UE.  Em diferentes disciplinas, os alunos fizeram atividades relacionadas ao hino, bandeira e lema, “Unido en la diversidad”, que se dedica a enfatizar a harmonia e a diversidade cultural dos países que atualmente estão na União Europeia.