INSTITUCIONAL

Encontro de Saberes: Vozes e Vivências Indígenas

Alunos realizam imersão cultural com as etnias Fulni-ô e Kariri-Xocó

Por: Ruan Santos | 05 de maio de 2025

Em celebração ao Mês dos Povos Indígenas, o Colégio promoveu uma série de atividades com as turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Médio. Por meio de uma imersão nas tradições dos povos Fulni-ô, de Pernambuco, e Kariri-Xocó, de Alagoas, os estudantes trabalharam a valorização da diversidade étnico-racial brasileira.

No dia 7 de abril, os alunos do Ensino Médio inscritos no Itinerário de Atualidades e Comunicação Social abriram as atividades com aulas dedicadas à prática de canto edança e participaram de uma roda de conversa com representantes do povo Fulni-ô. Os encontros abordaram temas como cultura, grafismos, história, saúde e política. Sob orientação do professor William Gerson da Rosa, os estudantes refletiram sobre a importância dos povos originários na construção da identidade brasileira. Um dos objetivos das ações foi a produção de conteúdo multimídia para o Portal de Notícias do Itinerário, bem como a promoção do conhecimento e da reflexão sobre os diversos aspectos sociais da cultura Fulni-ô.

Na semana seguinte, em 14 de abril, as turmas do Infantil 4 e do 4º ano do Ensino Fundamental participaram de um encontro com o povo Kariri-Xocó. A programação incluiu cantos, danças, rodas de conversa e momentos de reflexão. As atividades proporcionaram às crianças o contato direto com a história e a cultura da etnia, revelando a pluralidade do povo brasileiro. Entre os pequenos do Infantil 4, as vivências foram enriquecidas com brincadeiras e experiências culturais dos Kariri-Xocó. Também foi realizada a leitura da obra Redondezas, de Daniel Munduruku, que será trabalhada na Feira do Livro.

Já as turmas do 4º ano participaram de atividades orientadas pela professora Camilla Sammarro Gasperini, com foco nos grafismos presentes nos amuletos da etnia, além de experiências com musicalidade, dança, brincadeiras e conversas sobre os saberes indígenas. O objetivo foi ampliar a compreensão sobre os aspectos históricos, artísticos, espirituais, territoriais e econômicos da cultura Kariri-Xocó.

No fim do mês de abril, representantes do povo Fulni-ô retornaram ao Colégio para novas atividades pedagógicas, desta vez com as turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental e com os alunos do Itinerário Multicultural do Ensino Médio. Na manhã do dia 28, o 2º ano participou de uma roda de histórias sobre a vida dos membros da etnia, e também  de cantos e de uma oficina de confecção de ornamentos. Durante a tarde, os alunos do Itinerário, sob orientação do professor Fábio Nogueira, também vivenciaram as histórias dos Fulni-ô numa roda de diálogo, música, dança e arte indígena.

Encerrando o ciclo de atividades, no dia 29, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental participaram de uma aula sobre os grafismos utilizados na pintura corporal e nos objetos artesanais da etnia Fulni-ô, que utiliza o pigmento natural extraído do fruto jenipapo. Na ocasião, os estudantes vivenciaram um momento rico em saberes sobre a arte tradicional do grupo.