EDUCAÇÃO INFANTIL

Explorando a fauna

Investigação acerca da existência de bichos no Colégio

Por: José Roberto Moreno de Souza Junior | 5 de abril de 2024

Em nosso ambiente escolar, estamos em contato diário com diversos seres, de pequenos insetos até mamíferos e aves de médio porte. Partindo desse pressuposto, as professoras do Infantil 5, no mês de abril, iniciaram o projeto “Animais Incríveis”, programa que propõe uma série de atividades e passeios pedagógicos que visam a enriquecer o conhecimento das crianças sobre a fauna brasileira.

Para dar início à proposta, foi feita às turmas a seguinte pergunta: quais animais vocês acreditam que existem em nossa escola? As respostas foram diversas. Os alunos mencionaram vários bichos, dos mais convencionais aos menos prováveis. Com isso, listaram todos eles em ordem alfabética e registraram a lista em um caderno, chamado pelos estudantes de “bichonário”.

Depois disso, foi necessário evidenciar a existência dessas criaturas e, então, como verdadeiros pesquisadores, eles saíram em exploração pelas áreas de natureza do Cervantes para fazer uma pesquisa de campo, à procura das diferentes espécies que habitam a região.

Durante toda essa busca, os pequenos cientistas se depararam com diferentes bichinhos: borboletas, formigas, aranhas, tatus-bolas, passarinhos, entre outros. Além disso, os alunos puderam conhecer lugares do Colégio que até então desconheciam. A atividade foi excelente para atiçar as curiosas mentes deles, que puderam perguntar mais sobre os animais, entender sua importância, onde habitam e de que forma vivem.

Mas o projeto não acaba por aí. No decorrer do semestre, o Infantil 5 realizará outras saídas pedagógicas concernentes ao mesmo tema, a fim de conhecer outras espécies, maiores e diferentes das que foram vistas nessa exploração. 

Eles mal esperam para conhecer os seres incríveis que existem.