ENSINO MÉDIO

Apresentação Hispanidad 2023 – Picasso: trazos coloreados de paz

Em 7 de agosto, os alunos do Ensino Médio assistiram à apresentação sobre vida e obra de Picasso

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 7 de agosto de 2023.

Intencionando sensibilizar os alunos do Ensino Médio para o Congresso da Hispanidad, os professores Francisco Monfort, chefe do Departamento de Cultura Espanhola, Fabio Nogueira, chefe do Departamento de Artes, e Margarida Sánchez, chefe do Departamento de Espanhol, fizeram uma apresentação sobre a biografia do artista espanhol Pablo Picasso, a qual abordou o contexto histórico em que ele viveu, sua genialidade, sua contribuição para a arte e para a literatura, além de sua influência em artistas ibero-americanos. O tema da Hispanidad deste ano relaciona os 50 anos da morte de Picasso com a cultura de paz, fio condutor dos trabalhos desenvolvidos em 2023 no Colégio.

Durante a apresentação, os professores comentaram sobre o vasto trabalho do artista, que viveu durante o século XX e é reconhecido como um dos mais importantes artistas do movimento cubista. O conjunto de sua obra pode ser dividido nas seguintes fases: Azul (1901-1904), Rosa (1904-1906), Africana (1907-1909), Cubismo Analítico (1909-1912), Cubismo Sintético (1912-1919), Classicismo e Surrealismo (1920-1940) e Período Final (1940-1973).

O professor Francisco falou sobre o contexto histórico e artístico em que o artista vivia e as principais motivações para sua obra disruptiva. Ele explicou que modelo estético do realismo foi deixado de lado, e artistas como Picasso começaram a explorar novas formas de expressão. O professor também falou sobre os eventos relacionados à sociedade, sobretudo aos conflitos e guerras, os quais motivaram o artista e outras personalidades a manifestarem, cada um a seu modo, suas insatisfações políticas.

O professor Fabio acrescentou ao encontro uma análise das obras de Picasso, demonstrando a grande influência de sua vida amorosa, suas amizades, além de seus interesses políticos e sociais, sobre suas obras, uma vez que tais temas são recorrentes em sua produção artística.

Além disso, o professor destacou que Picasso também foi um defensor da paz e da justiça social. Ele participou, em 1949, do Congresso Mundial pela Paz em Paris, tendo ilustrado o cartaz do evento com a gravura de uma pomba. Em 1950, criou uma série de pinturas chamada A Pomba da Paz, a qual se tornou um símbolo internacional de paz. Além disso, Picasso também se envolveu em atividades políticas, incluindo o apoio a movimentos pacifistas.

Uma das obras mais emblemáticas do artista, Guernica, criada em 1937, é uma resposta ao bombardeio da cidade basca de Guernica, na Espanha, durante a Guerra Civil Espanhola. A pintura retrata a dor e o sofrimento causados pela guerra, com imagens de pessoas e animais em agonia. A paleta de cores (preto, branco e cinza) intensifica a sobriedade da imagem. A obra é considerada um dos mais poderosos protestos contra a guerra e a violência na história da arte.

Uma outra pintura de Picasso que aborda o tema da paz e da guerra é Massacre na Coreia, de 1951. A obra trata sobre o massacre de civis na cidade coreana de No Gun Ri, durante a Guerra da Coreia. A pintura retrata a violência e o sofrimento de mulheres e crianças. Embora seja uma obra menos conhecida do que Guernica, ela também é uma crítica contundente à guerra e à violência.

No encerramento da apresentação, a professora Margarida apresentou o envolvimento do artista na literatura. Embora mais conhecido pela pintura, Picasso também se aventurou na poesia e escreveu e ilustrou alguns livros ao longo de sua vida. Ademais, suas obras frequentemente apresentam elementos literários, como citações de poesia e referências a personagens e histórias literárias. Uma das formas mais interessantes com que Picasso incorporou a literatura a suas obras foi por meio dos caligramas, uma técnica que consiste em criar um poema utilizando as palavras de forma a criar uma imagem visual. Essa foi a linha adotada pelo poeta francês Guillaume Apollinaire em seus Calligrammes.

Picasso demonstrou sua criatividade multifacetada e sua capacidade de transcender os limites das disciplinas artísticas tradicionais. Suas experimentações com palavras e imagens ajudaram a expandir as fronteiras da expressão artística.

Durante o mês de agosto, os estudantes escolherão entre mais de 30 temas aquele que desejam apresentar no tradicional Congresso da Hispanidad programado para 28 e 29 de setembro.