ENSINO FUNDAMENTAL II

Formatura do 9º ano do Ensino Fundamental
Em 8 de dezembro, formandos de 2020 celebraram a colação de grau no teatro do Colégio

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 9 de dezembro de 2021.

O Colégio Miguel de Cervantes recebeu em seu teatro familiares dos alunos que se formaram em 2020 para o ato de entrega dos diplomas. O evento, que não pôde ocorrer no ano passado devido às medidas de restrição da pandemia da Covid-19, seguiu todos os protocolos sanitários vigentes de distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos.

Para abrir o evento, o professor Antonio Abello Rovai apresentou a mesa solene, composta pelo diretor-geral, Jorge Berné, pelo diretor de ensino, Moisés Domingues, pelo chefe de estudos, Rafael Ruanova, e pela orientadora do 4º ciclo do Ensino Fundamental, Valéria Graziano.

O diretor-geral, Jorge Berné, abriu a cerimônia dando as boas-vindas e agradecendo às famílias pela confiança. Ele destacou a importância do momento, que celebra, após um ano de espera, o término do ciclo do Ensino Fundamental. Em seu discurso, ele ressaltou os aprendizados durante o período de ensino remoto na pandemia que reforçam os valores e premissas do Colégio Miguel de Cervantes. Jorge Berné também agradeceu a todos os colaboradores do Colégio por seu compromisso com a educação e homenageou a orientadora Valéria Graziano e o chefe de estudos Rafael Ruanova, que encerram sua jornada no Colégio.

O diretor de ensino, Moisés Domingues, também agradeceu a presença de todos e destacou a alegria do reencontro: “o sentimento de vínculo formado pela comunidade nos permitiu criar e suportar várias novas rotinas que, de verdade, ainda mudam a cada mês e nos desafiam a responder prontamente; é esse vínculo que nos alegra e nos estimula a celebrar este reencontro da nossa comunidade”.

Na sequência, a aluna oradora das turmas, Laura Mustacchi Dias, agradeceu à instituição e a todos os professores, sobretudo aos do ano passado: “essa instituição me marcou como aluna e como pessoa, por meio de um ambiente em que todos nos sentimos acolhidos, capazes e respeitados. Devo a essa escola grande parte da pessoa que me tornei. Em segundo lugar, quero agradecer a todos os professores que fizeram parte dessa trajetória, mas principalmente aos do ano passado que, apesar do ano atípico, para dizer o mínimo, deram seu melhor para nos manter interessados e, mais do que isso, fazer com que nos sentíssemos acolhidos e amados em um momento tão difícil”.

Na sequência o professor eleito pelos alunos como paraninfo, André Cortes de Oliveira, ressaltou a emoção especial dessa graduação após o ano de 2020. Em seu discurso, André emocionou a todos pontuando as noções de tempo, fim, ritos que constituem a história da humanidade e os eventos notáveis que, de alguma forma, alteram cursos e deixam marcas em todo o mundo, como o mais recente: a pandemia da Covid-19.

A cerimônia teve continuidade com a entrega, pelas mãos do professor André e da orientadora Valéria, dos diplomas aos alunos.

Para encerrar o ato, o diretor Jorge Berné agradeceu a presença de todos e reforçou aos alunos que continuem investindo em seu desenvolvimento acadêmico e construindo laços entre eles e no Colégio.