ENSINO FUNDAMENTAL I

A água no município
Tema abordou as questões relacionadas à água e sua relação com a saúde e com o meio ambiente

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 30 de outubro de 2017.

Com base no tema estudado em Ciências e Geografia para o 3º trimestre, “A água no município”, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental desenvolveram diversas atividades para compreensão dos rios e de sua relação com as cidades.

Com o objetivo de materializar o caminho que a água percorre até chegar às torneiras, os alunos, em grupos, desenvolveram maquetes elaboradas por meio das pesquisas realizadas sobre o tema.

Para sensibilizar e ampliar o repertório dos jovens investigadores, no dia 2 de outubro, o engenheiro ambiental Alexander Fortin, pai da aluna Olívia, do 3º D, veio ao Colégio conversar com as turmas do 3º ano.

Alexander iniciou a palestra explicando sobre os estados da água, seu ciclo na natureza e os armazenamentos subterrâneos. Para exemplificar como a água chega às cidades, ele mostrou a formação dos rios e comentou sobre os maiores e mais importantes rios do mundo e sua relação com as cidades.

Durante o bate-papo, Alexander explicou o funcionamento de uma estação de tratamento de água e alertou sobre as principais fontes de poluição geradas pelo o homem.

O engenheiro falou sobre a importância do descarte correto de resíduos e o impacto dessa ação para a preservação dos leitos dos rios. Ele também destacou os benefícios da reciclagem de materiais.

Segundo as professoras do 3º ano, do Ensino Fundamental, os objetivos dos estudos relacionados à oferta hídrica são compreender a função do rio, suas formas de aproveitamento, identificar e nomear suas partes; compreender que a água para consumo passa por um processo de tratamento antes de chegar às cidades e que, após ser utilizada, deve passar por tratamento antes de ser devolvida aos rios e desenvolver atitudes responsáveis em relação ao consumo de água.