ENSINO MÉDIO

Explorando São Paulo

No dia 7 de março, os alunos do 1º ano do Ensino Médio visitaram o centro histórico

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 11 de março de 2024.

No contexto do Itinerário Multicultural, os alunos do 1º ano tiveram a oportunidade de mergulhar na história e cultura de São Paulo por meio de um trajeto especial pela cidade. O objetivo principal foi proporcionar uma experiência enriquecedora de aprendizagem, baseada na observação, coleta de dados, reflexão e debates sobre os pontos históricos do centro da cidade.

Para o professor Fabio Nogueira, a caminhada foi planejada com um enfoque na experiência sensorial, permitindo que os alunos se conectassem com os ambientes de maneira única. “Desde fechar os olhos durante a viagem de metrô até sentir os cheiros característicos dos locais visitados e observar detalhes significativos, cada momento foi uma oportunidade de aprendizado e imersão cultural”, comenta.

Durante o percurso, os alunos visitaram importantes pontos históricos de São Paulo, como o marco zero da Praça da Sé, a imponente Catedral da Sé, o histórico Pátio do Colégio, a emblemática Bovespa, o icônico Edifício Martinelli, o encantador Vale do Anhangabaú e o majestoso Teatro Municipal.

Essa experiência não apenas enriqueceu o conhecimento dos alunos sobre a cidade, mas também contribuiu para a formação de uma visão contemporânea sobre São Paulo por meio de suas próprias perspectivas. Cada passo dado nesse passeio cultural foi uma oportunidade de construir memórias e conhecimentos que certamente deixarão uma marca duradoura na jornada educacional de cada um dos participantes.

O Itinerário Multicultural do 1º ano, ministrado pelos professores Fabio Nogueira, Marco Antonio Augusto e Maria Fernanda Salomão, tem como um dos seus princípios promover uma construção de identidade com a nossa cidade tomando como referência seus aspectos históricos e culturais.