INSTITUCIONAL

Palestra Educar sem Culpa

Com a educadora Tania Zagury

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 08 de junho de 2018.

O Colégio Miguel de Cervantes recebeu, em 8 de junho, a filósofa e educadora Tania Zagury para uma palestra destinada às famílias sobre os desafios da educação e da relação entre pais e filhos na sociedade moderna.

O evento foi iniciado com a saudação das diretoras, Amélia Salazar e Lourdes Ballesteros, às famílias presentes. A orientadora da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, Daniela Cotti, apresentou a palestrante mencionando algumas das 34 obras publicadas por ela, como Educar sem culpa, Limite sem trauma, Encurtando a adolescência, entre outras.

Tania iniciou a palestra contando às famílias sobre suas motivações ao estudar, escrever sobre a educação e sobre a relação entre pais e filhos e família e escola. A educadora convidou os presentes à reflexão sobre o papel dos pais na contemporaneidade, em que a estrutura familiar mudou. Assim, os pais buscam encontrar um meio termo entre a liberdade e o respeito aos limites.

Durante a palestra, a educadora reforçou aos presentes a necessidade de imposição de limites na educação das crianças para o desenvolvimento de um ser humano seguro, empático, solidário e emocionalmente equilibrado. Apresentando pesquisas e exemplos práticos, Tania também salientou que a tolerância à frustação e a capacidade de adiar a satisfação contribui para a formação de pessoas mais felizes.

Ela reforça que a criança, quando está acostumada desde pequena a fazer o que quer, só conhece o mundo por meio da relação do prazer. “É preciso que os nossos filhos saibam que existem prioridades que devem ser ouvidas, estabelecidas e seguidas”, afirma Tania.

Ao final da palestra, os pais puderam esclarecer dúvidas sobre o tema.