EDUCAÇÃO INFANTIL E CERVANTES SOLIDÁRIO

Projeto Seja um Aventureiro Especial e Faça a Diferença

Educação Infantil recebe alunos do projeto Cervantes Solidário

Por: Viviane Escorcio Pupe de Moraes | 04 de setembro de 2018.

Nos dias 29 e 30 de agosto, os alunos da Educação Infantil receberam a visita dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Prof. Antônio Carlos Pacheco e Silva para uma manhã diferente, cheia de aventuras e novos amigos.

O projeto “Seja um Aventureiro Especial e Faça a Diferença”, do professor Felipe Máximo de Carvalho, de Educação Física, é realizado com os alunos da Educação Infantil e 1º ano durante todo o ano letivo, visando a favorecer o desenvolvimento do respeito, da cooperação e da solidariedade. A premissa do aventureiro envolve valores como respeitar e ajudar, nunca desistir, cuidar do planeta e cuidar do corpo.

De forma lúdica, integrado às demais áreas do conhecimento, o projeto é realizado durante as aulas de Educação Física, fortalecendo a aprendizagem dos temas trabalhados.

Para a preparação do momento da visita e estímulo à interação entre as crianças, foi proposta aos alunos de cada escola a troca de desenhos produzidos por eles. Logo que os novos amigos chegaram, formaram-se as duplas de trabalho, de acordo com os desenhos presenteados.

Para o professor Felipe, os principais objetivos do encontro foram proporcionar integração e uma nova experiência, criando a oportunidade de praticar todos os ensinamentos para se tornarem aventureiros especiais.

A programação da manhã foi repleta de atividades como contações de histórias, pinturas, e um piquenique no jardim. Dentre elas, a mais aguardada foi a visita à “Sala das aventuras”, onde um circuito de obstáculos trabalhava valores como empatia, colaboração, coragem, autoconfiança, superação, independência e autonomia.

A coordenadora da EMEI, Prof.ª Regiane Bertolini, contou que o projeto “Aventureiro Especial” chegou à EMEI em 2018, por meio dos professores de Educação Física Jonatas Lima Cerqueira e Henrique de Paula Oliveira Silva, do Cervantes Solidário. “Iniciamos em 2018, como piloto para apenas duas salas, mas está dando tão certo que a nossa ideia para 2019 é estender a todos os alunos da EMEI”, comentou Regiane.

No próximo encontro, dias 3 e 4 de outubro, os aventureiros irão se reunir no Cervantes para os jogos recreativos. Ao final, serão entregues às crianças camisetas do uniforme do aventureiro especial, além do medalhão do poder. E o treinamento continua, afinal, um aventureiro especial deve sempre estar pronto para fazer a diferença.