EDUCAÇÃO INFANTIL

Com a mão na massa
Alunos do Infantil I aprendem e se divertem preparando receitas

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 18 de agosto de 2017.

Medir, misturar e observar a transformação dos alimentos são algumas das inúmeras descobertas que as crianças fazem quando preparam uma receita.

Cumprindo os objetivos propostos nessas atividades, os alunos entram em contato com o universo das grandezas e reconhecem na execução das tarefas a importância social das medidas e dos instrumentos de medições.

No preparo de um bolo de fubá, de uma salada saborosa e nutritiva ou da massinha para modelar e brincar, os alunos também descobriram o prazer na preparação de alimentos, os valores nutricionais e a importância de trabalhar em grupo.

Para as professoras Sabrina Kielwagen Capella e Maria Isabel A. Prado Assumpção, a culinária proporciona às crianças uma atividade divertida e lúdica que engloba todas as áreas do conhecimento. “Nesse momento, a criança tem contato com diferentes materiais, participando de todo o processo de forma ativa, fazendo novas descobertas, complementando seu potencial criativo para futuras experiências. É uma atividade que trabalha a interiorização e respeito às normas do grupo e às regras de convivência, por exemplo, na hora de dividir tarefas e esperar sua vez para participar”, comentam as professoras.