ENSINO FUNDAMENTAL I

Planetário itinerante – Domo Ciência
Em 12 de fevereiro, alunos do Ensino Fundamental participaram de aula diferente

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 12 de fevereiro de 2020.

A equipe pedagógica do 3º ano do Ensino Fundamental propôs uma atividade diferente que, de forma lúdica, explora noções de localização, Geografia e Astronomia.

Imersos em uma apresentação virtual com uma área de projeção de 8m2, em forma de cúpula, os alunos assistiram a uma produção desenvolvida pela equipe da Fundação CEU* (Centro de Estudos do Universo).

O Domo Ciência**, que traz a estrutura semelhante ao planetário para dentro da escola, proporcionou uma forma atraente de apresentação dos conteúdos.

Os alunos viajaram com os personagens Tiko e Teka para devolver um bebê extraterrestre ao seu lar. Além de conceitos de localização, com ponto de partida no bairro e sentido para a Via Láctea, a história promove a reflexão sobre valores como solidariedade, respeito e responsabilidade.

*SOBRE A FUNDAÇÃO CEU – (http://www.fundacaoceu.org.br)
Em 2003, em Brotas, foi criada a Fundação CEU (Fundação Centro de Estudos do Universo), focada na divulgação e no ensino de Astronomia, Astronáutica, Geologia e Ciências, contando com um dos primeiros planetários digitais do país. Atualmente é o mais completo centro de divulgação de astronomia da América Latina, contando com uma estrutura de última geração para sessões de observação com potentes telescópios – ferramentas muito importantes e didáticas para o ensino de Astronomia –, além de sessões multimídia, tudo elaborado de acordo com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais).

**SOBRE DOMO CIÊNCIAhttp://www.domociencia.com.br/
O Domo Ciência proporciona aos estudantes uma viagem virtual para vários lugares, possibilitando a observação de fenômenos naturais como se estivessem acontecendo em tempo real, tudo graças ao sistema digital de imersão virtual. O projeto é uma evolução do planetário, pois tem a capacidade de projetar, além da Astronomia, vários temas de diferentes áreas do conhecimento, tais como Biologia, Geologia, Meio Ambiente, entre outras.