CERVANTES SOLIDÁRIO

Conhecendo a cidade de São Paulo

Visita ao Catavento, Pátio do Colégio e Catedral da Sé

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 30 de outubro de 2018.

No dia 23 de outubro, aproximadamente 40 crianças de 10 a 14 anos, alunos do Centro da Criança e do Adolescente São Mateus – Jardim Jacqueline, visitaram o Museu Catavento e o centro histórico da cidade de São Paulo, contemplando na visita locais importantes, como o Pátio do Colégio e a Catedral da Sé.

A saída pedagógica teve como objetivo propiciar aos alunos o contato com atividades relacionadas às disciplinas de Ciências e História. No Catavento, além dos inúmeros experimentos propostos, os alunos puderam conhecer como funciona o Chroma-Key (fundo infinito), recurso de fundo colorido removível utilizado em cinema e televisão. Nos jardins do museu, os alunos participaram de um divertido piquenique.

Na visita ao centro histórico, os alunos puderam relacionar o aprendizado sobre a fundação de São Paulo às observações sobre a arquitetura e conhecer o marco zero da cidade.

Para a professora Alexandra Onias, do projeto Cervantes Solidário, além do conhecimento adquirido, os estudos do meio geralmente promovem uma prática socializadora que envolve organização, empatia e, nesse estudo em especial, respeito pelo espaço público. “Muitos dos jovens nunca tinham estado no centro de São Paulo e puderam admirar sua beleza e também reconhecer os problemas relacionados à urbanização, à mobilização, ao uso do espaço público e às relações entre os cidadãos”, comenta Alexandra.