INSTITUCIONAL

Mostra de Arte e Música 2019 – do Ensino Fundamental II e Médio
Em 9 de novembro, mostra reuniu exposições e apresentações musicais realizadas pelos alunos

Por: Taya Spinelli Carvalho | 7 de novembro de 2019.

Com o intuito de estimular a cultura e a criatividade dos alunos, o Colégio Miguel de Cervantes realizou no sábado sua tradicional Mostra de Arte e Música do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Orientados pelos Departamentos de Música e de Artes, representantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 1º do Ensino Médio apresentaram os projetos elaborados ao longo do ano para um público de mais de 300 pessoas, composto por pais, alunos, professores e convidados.

Mostra artística
Orientados pela professora Renara Raimundo Toscani, os alunos de 6º e 7º anos apresentaram suas composições, as quais foram inspiradas em artistas célebres, como Leonardo da Vinci e Van Gogh. Nas telas, foram utilizadas técnicas como textura, aplicação de luz e sombra, conceitos de natureza-morta, além de referências a períodos importantes da História da Arte, por exemplo, o Renascimento, a Pop art e o Surrealismo.

Já os alunos de 8° ano, orientados pelo professor Fábio Nogueira Martins, apresentaram à mostra seus trabalhos fotográficos no Parque Ibirapuera em estúdio, inspirados na caracterização de personagens tanto da cultura da mídia quanto criados por eles. O professor também propôs aos alunos de 9º ano que representassem a arte indígena e tribal por meio da elaboração de máscaras e aplicação pintura corporal, traços da cultura ianomâmi no Brasil. Além disso, foram expostos mosaicos surrealistas nos quais encontravam-se referências a diversos pintores espanhóis, como Dalí, Picasso, Goya, Gaudí, entre outros.

Para encerrar a exposição, os alunos do 1º do Ensino Médio, também do professor Fábio, reproduziram esculturas que tiveram como tema principal os signos do zodíaco. As peças, esculpidas em concreto celular, ficaram expostas no jardim da biblioteca do Colégio.

Apresentações musicais
No palco do teatro do Colégio, o espetáculo musical, sob supervisão das professoras Amália Luisa Senise Cunha Freire, Ana Maria Rodrigues Premero, Ana Valeria Turbiani e do professor Ivo Bonfiglioli, foi inaugurado pelos alunos de 6º ano, que utilizaram em suas apresentações referências indígenas e interpretaram variados artistas da MPB, por exemplo, Milton Nascimento e Djavan. Estilos musicais contemporâneos, como rock clássico e pop internacional, foram inspiração para as apresentações dos alunos do 7º ao 9º ano.

Além de expor o trabalho realizado ao longo do ano, o evento foi um espetáculo artístico eclético. Do Renascentismo ao Surrealismo, da MPB à música eletrônica, a Mostra de Arte e Música é a prova de como os alunos do Colégio Miguel de Cervantes são expostos a elementos culturais das mais variadas origens e épocas, contribuindo para a formação cidadã e conhecimento do mundo ao seu redor.

Ao final, os professores envolvidos na mostra receberam flores das mãos dos diretores do Colégio. Emocionada, a diretora geral, Lourdes Ballesteros, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da arte e da música dentro das instituições educativas para o desenvolvimento de pessoas mais sensíveis e com sólidos valores.

Veja o vídeo da Mostra de Arte e Música do Fundamental I e II e 1º ano do Ensino Médio:

Veja a matéria e as fotos da Mostra do Fundamental Ie Curso Extra:
https://www.cmc.com.br/noticias/25-11-2019-mostra-de-arte-e-musica-efi/