ENSINO FUNDAMENTAL I

Encontro com Heloisa Prieto
Em 5 de dezembro, os alunos do 2° e 3° anos do Ensino Fundamental receberam a escritora

Por: Taya Spinelli Carvalho | 12 de dezembro de 2019.

A convite da professora Roseli Lepique dos Santos, os alunos do 2º ao 3° ano receberam, no auditório do Colégio, os escritores Heloisa Prieto e Victor Scatolin para uma bate-papo sobre o livro Coração musical de Bumba meu boi, de autoria de Heloisa. O livro foi o fio condutor de projetos nas áreas de Arte e Música desenvolvidos ao longo do ano.  Durante o encontro, os alunos puderam fazer perguntas e compartilhar suas impressões sobre a história e seus personagens.

O livro resgata a tradição do Bumba meu boi*, grande referência para a cultura brasileira. Segundo a professora Roseli, a obra conta a história a partir de três raízes culturais, europeia, africana e indígena, e incentiva a criação artística dos leitores conforme a própria autora destaca. “A ideia era descrever aventuras em que o centro da história fosse a criação da arte. Então, vocês podem notar que em Coração musical acontece uma série de coisas, mas o auge da história é quando eles se juntam e criam a canção”.

De acordo com Heloisa, o livro é baseado na sua própria infância, passada na fazenda com os irmãos: “Em Coração musical, os personagens são baseados em histórias reais. A Patrícia é inspirada na minha própria vida. Eu fui para a escola só com 6 anos e, até então, a maior parte do tempo eu passava na fazenda do meu avô com minha irmã e meu primo. Nós éramos, os três juntos, crianças muito malucas, sendo a mais maluquinha minha irmã”, comenta a autora.

Durante o evento, os alunos cantaram a canção do livro musicada pela professora Roseli e pelo professor De Portela, do projeto Cervantes Solidário. Para finalizar o encontro, foi entregue aos escritores flores e presentes, que retribuíram toda a atenção e carinho autografando os livros e tirando fotos com os alunos.

*Em 11 de dezembro de 2019, o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão foi consagrado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, em reunião realizada em Bogotá, na Colômbia. A celebração foi reconhecida por unanimidade, e com louvor, pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). É o sexto bem brasileiro a integrar a lista internacional.
(Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-12/bumba-meu-boi-do-maranhao-se-torna-patrimonio-cultural-da-humanidade ).  Acesso em 12/12/2019.