Conectivismo: uma teoria de aprendizagem para a era digital
Encontro de formação em tecnologia educacional
Por: Fernanda Rodrigues Baruel | 12 de junho de 2013.

Nos últimos anos, muito se tem discutido a respeito das novas tecnologias e de seu impacto na educação. Dois pesquisadores canadenses, George Siemens e Stephen Downes, da University of Manitoba, desenvolveram uma teoria de aprendizagem que tenta compreender a influência na educação não só das novas tecnologias como também da nova forma de organização social: em rede.

A sociedade do século XXI é organizada em redes (de relacionamento, de conhecimento etc.). Isso influencia sobremaneira a forma como lidamos com o conhecimento. Com a abundância de informações, a própria natureza do conhecimento é questionada. Não se valoriza mais a informação por si só, facilmente encontrada nas redes; deve-se atentar à relação entre os indivíduos e as redes, que se “co-alimentam”. Dessa forma, a aprendizagem se dá na interação dos indivíduos com as redes de conexões. Aprender é clarificar o caos. A capacidade da sala de aula de aula é amplificada com o uso da Internet, o centro do caos criativo. Assim, o professor passa a ser orientador do processo enquanto o aluno passa a ser protagonista de seu próprio processo de aprendizagem.

Tendo em vista essas características da sociedade e do processo de aprendizagem contemporâneos, o processo educativo deve ter a preocupação de desenvolver quatro habilidades nos indivíduos: adquirir, avaliar, conectar e decidir. Adquirir é compreender as informações disponíveis nas redes. Avaliar é ter discernimento para separar as informações confiáveis das não-confiáveis, as úteis para seu objetivos das que podem ser descartadas. Conectar é conseguir relacionar as informações novas com outros conhecimentos prévios. Por fim, decidir é saber utilizar o conhecimento adquirido nas mais diversas situações da vida social.

Referências bibliográficas:


SIEMENS, George (2004). Conectivismo: Uma teoria de Aprendizagem para a idade digital.
Disponível em: http://usuarios.upf.br/~teixeira/livros/conectivismo%5Bsiemens%5D.pdf
Acesso em 20/08/2013.

_____________ (2010). A informação torna-se conhecimento através das conexões.
Disponível em: http://www.educare.pt/educare/Atualidade.Noticia.aspx?contentid=7803CC2C0128DB46E0400A0AB8002557&schemaid=&opsel=1
Acesso em 20/08/2013.

FGV. Conectivismo.
Disponível em: http://www5.fgv.br/ctae/publicacoes/Ning/Publicacoes/00-Artigos/Conectivismo/Artigos_Conectivismo.pdf 
Acesso em 20/08/2013.