INSTITUCIONAL

Cerimônia de premiação da 1ª edição 2019 do Concurso Colegio Del Año en Español

Por: Xoán Calviño | 12 de março de 2020.

Na quarta-feira, 11 de março, foi realizada no teatro do Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo, a cerimônia de premiação do concurso Colégio do Ano em Espanhol de 2019.

Essa iniciativa, cuja a primeira edição é finalizada, teve grande êxito, pois contou com quase 100 candidaturas provenientes de centros de ensino de 13 estados brasileiros, distribuídas por todas as regiões do Brasil. O concurso, dirigido a colégios públicos e privados de Ensino Fundamental II e Ensino Médio que ministram espanhol em seu currículo foi organizado pela Consejería de Educación de la Embajada de España en Brasil e pelo Colégio Miguel de Cervantes de São Paulo.

O evento contou com a presença do embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Garcia Casas, e outras autoridades de consulados de países de fala hispânica, além do Secretário Executivo de Relações Internacionais da prefeitura de São Paulo, Luiz Álvaro Salles Aguiar de Menezes.

Em seu discurso, o embaixador destacou a qualidade das propostas apresentadas, uma vez que foi necessário selecionar oito finalistas (comparados aos seis inicialmente planejados), e os méritos dos colégios vencedores. Ele também ressaltou a importância da língua espanhola no mundo, sendo a segunda em número de falantes nativos (mais de 480 milhões) e em falantes globais (mais de 577 milhões), sua presença na internet (a segunda nas redes sociais Facebook e Twitter) e o fato de ser uma língua oficial em 21 países, os quais representam 6,9% do PIB mundial (sendo sua capacidade de compra ainda maior, cerca de 10% do PIB mundial, com o consequente impacto sobre as indústrias culturais). Destacou-se também o fato de seu presente ser fundamentalmente americano, uma vez que apenas 10% de seus oradores estão na Espanha. A importância da língua espanhola no Brasil é notável, pois ele faz fronteira com sete países de língua espanhola e tem aproximadamente 5 milhões de estudantes de espanhol. É o segundo país do mundo, depois dos EUA, em número de estudantes de espanhol. Por fim, o embaixador agradeceu às entidades colaboradoras e patrocinadoras (Air Europa, Fundação Telefónica Vivo, Universidade de Salamanca, Edinumen, SIELE, Instituto Cervantes), destacando tanto suas respectivas presenças no Brasil e na Espanha quanto o trabalho que prestam para o crescimento e integração de ambos os países.

O Embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas, fez a entrega dos prêmios aos centros ganhadores:

Categoria de Ensino Fundamental II: Colegio Dr. Walter Belian de São Paulo.
Categoria de Ensino Médio: Escola Estadual Três Poderes de Belo Horizonte.

Na sequência o Conselheiro de Educação, Pedro Cortegoso, agradeceu à Consejería e ao Colégio Miguel de Cervantes por seu trabalho nessa iniciativa e anunciou a Edição 2020 do concurso, que será publicada nos próximos meses.

O evento foi finalizado com um espetáculo de música flamenca com os artistas Irene Atienza e Flávio Rodrigues.