INSTITUCIONAL

Celebração da Semana da União Europeia no Colégio Miguel de Cervantes
Por: Rafael Ruanova Quintás | 13 de maio de 2020.

Por motivo da celebração do dia da União Europeia, no dia 9 de maio, sábado, durante toda a semana, foram realizadas no Colégio diferentes atividades para comemorar a efeméride da Declaração Schuman, primeiro passo para a criação da União Europeia (UE).

Os alunos do Ensino Fundamental I conheceram, por meio de apresentações e jogos no Moodle, as origens da UE, seu funcionamento e os países que a compõem. No 6º e 7º anos, os professores elegeram o jogo “¡Vamos a explorar Europa!” e trabalharam com base nele para abordar a geografia física e humana da Europa, a música, a literatura e os grandes personagens da história da UE.

O 8º ano do Fundamental participou de uma videoconferência com o eurodeputado espanhol Nicolás González Casares. O 9º ano assistiu ao flash mob do Hino da Alegria, de Beethoven, e realizou um fórum sobre o estilo de vida europeu na atualidade em meio à crise da pandemia.

Os alunos do Ensino Médio trabalharam os diferentes personagens da literatura europeia, destacando o manifesto das raízes culturais comuns de muitos dos países que integram a UE. Finalmente, os alunos do 3º ano do EM participaram de um debate sobre o papel da UE no atual cenário da crise da Covid-19 e sua atuação em relação aos princípios implicados no projeto europeu, assim como sobre a comparação com outros organismos supranacionais mais próximos a sua realidade, por exemplo, o Mercosul.