CERVANTES SOLIDÁRIO

1º Circuito Esportivo Solidário
O esporte como motivação para confraternização e amizade

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 09 de agosto de 2018.

O Colégio Miguel de Cervantes foi a sede do 1º Circuito Esportivo Solidário, evento idealizado pelas instituições Cervantes Solidário, projeto social do Colégio, pelo PRODHE, Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte da CEPEUSP, pela Colmeia – Instituição a Serviço da Juventude e pela Fundação Gol de Letra.

Ao todo, mais de 90 meninos e meninas participaram do circuito, que teve como premissa a prática esportiva sem competição ou arbitragem. As crianças foram orientadas a participar das atividades de acordo com os princípios do fair-play (jogo limpo), como respeito, honestidade e cidadania.

A abertura do evento no teatro do Colégio contou com a apresentação do grupo de musicalização do Cervantes Solidário. Após a entrada das bandeiras e da execução do hino nacional, as entidades apresentaram vídeos institucionais e explicaram aos participantes a programação do dia, que incluiu parada para almoço, oferecido pelo Colégio, e horário de descanso para confraternização.

No circuito, as crianças participaram de partidas de basquete, futsal e futebol de campo. Durante o evento, o grupo de capoeira da instituição Gol de Letra, dirigido pelo Mestre Flavinho, fez uma animada demonstração de capoeira.

Para o professor Fábio Torres de Campos, da Colmeia – Instituição a Serviço da Juventude, a participação no evento foi muito gratificante. “Para os nossos alunos, a possibilidade desse contato com outros jovens em um evento como esse acrescenta em vários aspectos a vivência do trabalho em equipe, do compromisso, do respeito aos companheiros, aos adversários e ao espaço. Também contribui para a formação do caráter, o desenvolvimento da empatia, da autoestima e da autoconfiança”, comenta Fábio.

Para Eduardo Brunello, da Fundação Gol de Letra, o evento foi muito especial. “Desde a entrada no Colégio, sentimos uma sinergia bem bacana! As crianças ficaram encantadas com a estrutura da escola e também com todas as possibilidades esportivas que foram oferecidas”.

Ao final, todos os atletas receberam medalhas.