INSTITUCIONAL

Boas-vindas às famílias estrangeiras
Encontro promove integração e acolhimento

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 14 de fevereiro de 2020.

No dia 13 de fevereiro, o Colégio recebeu 13 famílias estrangeiras para um café da manhã de boas-vindas. Os diretores, Lourdes Ballesteros e Moisés Domingues, agradeceram a presença de todos. Em seguida, explicaram que o principal objetivo da reunião é reforçar a parceria entre escola e família e se colocaram à disposição para atender os convidados em suas dúvidas e anseios.

Além da preocupação com a adaptação dos filhos a uma nova escola, toda a família passa por um processo de adequação a um novo cenário, a uma nova realidade às vezes parcialmente, e muitas vezes totalmente, desconhecida. 

As equipes diretiva, psicopedagógica e de relacionamento do Colégio Miguel de Cervantes entendem que, após os primeiros dias de aula, momento em que todo o Colégio prioriza o bem-estar e a atenção aos alunos, é chegado o momento de receber as novas famílias expatriadas.

O encontro pretende aproximá-las à escola e umas às outras, oferecer o apoio e a tranquilidade necessários para que elas possam desenvolver os seus planos e enfrentar os desafios do cotidiano de quem está em outro país.

Portanto, o papel da escola enquanto comunidade é o de promover o que nos torna humanos: a conexão, a troca de experiências, a colaboração e a possibilidade de aprender com o outro.

Além das novas famílias, participaram do encontro professores recém-chegados da Espanha e Lucia Silva, colombiana e mãe de alunos, que veio compartilhar sua experiência e sua adaptação no Colégio Miguel de Cervantes.

Ainda no dia 14 de março, o Colégio convida a todos para a tradicional festa de integração à comunidade cervantina, na qual todas as famílias de alunos se encontram e participam de uma programação diversificada de atividades.