ENSINO FUNDAMENTAL I

Aula aberta: Plataforma Moodle
Em 10 de março, as equipes de tecnologia educacional (TE) e coordenação pedagógica do ensino fundamental, com intuito de dar orientações sobre o ambiente educacional virtual, promoveram um encontro para pais dos alunos do 2º ao 5º ano

Por: Tatiana Maria de Paula Silva |12 de março de 2018.

O Colégio Miguel de Cervantes recebeu os pais de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e de alunos novos dos demais anos para uma aula aberta na qual foram apresentados os recursos e objetivos do uso da plataforma Moodle.

O objetivo do encontro foi propiciar um momento em que as famílias pudessem tirar dúvidas sobre os processos desse ambiente virtual de aprendizagem, que fará parte da rotina dos alunos até o Ensino Médio do CMC.

Para Antonio Abello Rovai, coordenador da equipe de tecnologia educacional do Colégio, a inserção dessa e de outras tecnologias no cotidiano escolar está fundamentada no conceito de ensino híbrido, que concilia as vantagens do ensino presencial com as da educação a distância e favorecem uma aprendizagem constante, progressivamente autônoma e autoral.

Na primeira parte, a equipe de tecnologia educacional do Ensino Fundamental explicou sobre os principais objetivos, recursos e funcionalidades do uso da plataforma, além de ressaltar a importância do acompanhamento das famílias para o uso seguro e adequado da ferramenta.

Na sequência, já em sala de aula, as famílias participaram de uma atividade explorando a plataforma e vivenciando parte do que foi exemplificado pela equipe de TE. Além desse objetivo técnico, as famílias tiveram nesse momento a oportunidade de usufruir e participar da rotina diária dos filhos por meio do contato, mesmo que pequeno, com a sala de aula, materiais e grupo de amigos. 

Durante a vivência, as famílias puderam tirar dúvidas e, com os alunos, explorar as possibilidades de aprendizado nessa nova forma de organização e compartilhamento de conhecimento, além de fortalecer a parceria escola-família, um dos principais fundamentos do Cervantes.